Projeto desenvolvido pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat reúne representações de diversos segmentos da sociedade de Cáceres (município situado a 220 de Cuiabá) para construção da Agenda 21 do município.
Possibilitada por meio de recursos do Ministério da Justiça e assessorada pela Divisão da Agenda 21 da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, a proposta, coordenada pela professora da Unemat Carolina Joana da Silva, visa a elaboração de um conjunto de planos e ações e metas em prol do desenvolvimento sustentável do município. “Trata-se de um pacto de compromissos sócio-ambientais para o município a partir da definição de linhas de atuação pautadas na ética, no compromisso com a área social e ambiental”
Durante essa semana equipes foram estruturadas para a organização da primeira ação em prol da construção da Agenda: a realização de uma oficina de sensibilização que pontuará os princípios norteadores para elaboração da agenda e a necessidade de envolvimento de toda a comunidade. A oficina será realizada no dia 19 de julho reunindo cerca de 150 representantes de organismos governamentais e não governamentais e membros da sociedade civil. “Nessa oficina estaremos trazendo a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável para dar toda orientação e contribuição para a construção da Agenda” afirma a Carolina
O próximo passo segundo a coordenadora é a fase de levantamento de dados do município e a definição de prioridades, em seguida será realizada uma reunião intermediaria para a aprovação do documento que será submetido a Câmara de Vereadores, assumindo caráter normativo para a cidade. “A agenda possibilitará para Cáceres a participação em uma série de projetos, cujos recursos só podem ser destinados a municípios credenciados a Agenda 21” explica.
Princípios
A Agenda 21 baseia-se no comprometimento firmado por diversos paises durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano (Rio/92). Entre as diretrizes a conferência apontou para todas as nações a incumbência de elaborar planos de ações e metas voltados para a resolução de problemas ligados ao meio ambiente e por extensão ao homem. “ Agenda 21 é uma das linhas de atuação comprometidas em nível internacional durante a ECO 92. Cada país e estado está construindo a sua, mas ela se operacionaliza de fato em cada município” destaca.
Em Mato Grosso a Unemat está coordenando desde o ano passado um trabalho de Construção de Agenda envolvendo os municípios da região Amazônica. “Este ano conseguimos recurso para realizar o trabalho de construção da Agenda 21 de Cáceres, em seguida a Unemat vai estar desenvolvendo outros projetos para outros municípios do Estado de Mato Grosso, onde ela atua”, acrescenta a coordenadora.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24803 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária