Mato Grosso, Domingo, 20 de Abril de 2025     
Novo Portal
Acadêmicos de computação da Unemat desenvolvem ferramenta para gerenciar filas
INOVAÇÃO
Acadêmicos de computação da Unemat desenvolvem ferramenta para gerenciar filas
07/10/2019 10:20:18
por Lygia Lima – Assessoria
Foto por: Acervo Risc

Acadêmicos de computação da Universidade do Estado de Mato Grosso, vinculados ao Centro de Inovação de Redes Inteligentes e Soluções Criativas (Risc), do câmpus Jane Vanini,  desenvolveram uma ferramenta que já está em uso na Secretaria de Fazenda da Prefeitura Municipal.

O e-senha,  é uma ferramenta inovadora para a gestão de fila de atendimento que pode ser utilizada em diferentes locais.  O professor da Unemat e um dos orientadores dos acadêmicos  no desenvolvimento, Robson Gomes de Melo, explica que a ferramenta é uma combinação de um aplicativo que fica num dispositivo móvel, junto com um servidor de chamadas.  “O grande diferencial é que essa ferramenta elimina o uso de bilhetes e tickets, e faz tudo com base no reconhecimento fotográfico do usuário, eliminando fraudes e trocas de senha, por exemplo”, diz Robson.

Assim que o usuário utiliza o dispositivo móvel para acionar uma senha, ele será chamado com base na sua identificação fotográfica a partir de um servidor que emite a chamada sonora e permite que o guichê de atendimento realize a visualização prévia do usuário por meio de uma interface.

Outro diferencial, apontam os professores do Risc, é que a plataforma possui um “Dashboard” (painel) para que o gestor possa acompanhar o andamento dos atendimentos por meio de relatórios e gráficos que demonstram quais serviços são mais requisitados, o tempo de atendimento.  “A partir desses relatórios que podem ser gerados a partir de intervalos previamente definidos, os gestores podem realizar mudanças nesse setor de forma a garantir maior agilidade”, diz o Robson.

Para os acadêmicos que desenvolveram a plataforma, Amorésio Rodrigues de Souza, (6º período), Henrique Etiene Nani de Souza (4º período) e Pedro Henrique Romeiro (7º período) a experiência trouxe bons ganhos profissionais e acadêmicos. Eles participam há um ano do Risc e destacam o aprendizado. “Eu já tinha participado do desenvolvimento de outras ferramentas internadas para a Unemat, mas trabalhar no e-senha foi muito bom, ajudamos a cidade, que pode economizar papel e organizar a fila. Além disso, cresci muito pessoalmente e profissionalmente”, diz Henrique.

Já Amorésio que nunca tinha desenvolvido um aplicativo neste nível, ressaltou a trabalho colaborativo: “Nós tínhamos pouco tempo para desenvolver a ferramenta e pudemos trabalhar de forma que um ajudasse o outro”. Para Pedro, que desenvolveu a interface visual da ferramenta, o maior desafio foi se colocar no lugar do usuário. “Nós tivermos que nos colocar no lugar de quem iria utilizar, pensar uma interface mais amigável, estudar e desenvolver novas técnicas de design pensando na interação, mas foi muito positivo”, afirmou.

O professor Robson, que juntamente com o professor do curso de Computação, Nivaldi Calonego Júnior, destaca que esse resultado no desenvolvimento dessa ferramenta é fruto do envolvimento dos alunos no processo de orientação e desenvolvimento das atividades no laboratório. “Nós pudemos desenvolver, por meio de uma parceria, com a Secretaria de Fazenda do município, uma ferramenta que pode ser utilizada em outros setores e até mesmo em empresas privadas. Os interessados podem nos procurar aqui na sede do Risc, no câmpus Jane Vanini e verificar a funcionalidade e a economia que a plataforma permite”, diz.

De acordo com o levantamento inicial da prefeitura desde que o e-senha foi instalado, há cerca de um mês, já foram economizadas mais de 2 mil folhas de ticket. 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24878 | Impressões: 158398
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada