O Secretário de Planejamento da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca ( SEAP), David Lourenço participou na manhã de hoje em Alta Floresta, município localizado no extremo norte mato-grossense, de encontro com pesquisadores, ribeirinhos e representantes de colônias de pescadores para discutir políticas para a atividade de pesca e aqüicultura na região amazônica. A programação integra a agenda de discussão presente na III edição do Festival Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso, “ Águas da Amazônia” que está sendo realizado desde ontem (09.06) pela Universidade do Estado de Mato Grosso Unemat.
Na ocasião Lourenço afirmou que é prioridade da secretaria estimular o desenvolvimento sustentável da aqüicultura das espécies nativas em particular da Amazônia e do Pantanal.
Mato Grosso tem em suas bacias um grande potencial de peixes com valor no mercado internacional, mas segundo o secretário para possibilitar a produção em massa, por meio da psicultura é necessário que os recursos genéticos sejam preservados.
“Estimular a piscicultura de espécies como Pintado, Pacu, Jaú, curimbatá e outras espécies da bacia do pantanal , bem como de outras espécies da bacia do Amazônia como Pirarucu e Tambaqui é extremamente importante para a Secretaria por que são espécies nativas que tem um interesse muito grande no mercado internacional pelo sabor e qualidade da carne.” afirma o secretário considerando “ mas para que a produção em massa possa ser colocada através da piscicultura, agente precisa que os recursos genéticos sejam preservados na Amazônia e no Pantanal.” alerta
A contribuição da comunidade científica da Unemat para essa política de conservação foi um dos destaques na fala do secretário. Segundo ele pesquisas desenvolvidas junto às comunidades tradicionais, principais preservadoras dos recursos genéticos da pesca, devem ser colocadas nos bancos escolares para difundir o papel que as mesmas desempenham na manutenção da biodiversidade.
Sobre a proposta do festival das águas, o secretário destacou a iniciativa pela diversidade de abordagens que rege a questão da água, como os aspectos sociais, culturais e econômicos e a ampla participação nas discussões.
“A Unemat cumpre uma função importante dando essa visão holística do desenvolvimento econômico a partir do tema específico da água e chamando todo mundo para sentar e discutir de maneira organizada e harmônica para um futuro melhor para todos” afirma.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 25165 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária