Mato Grosso, Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024     
Novo Portal
Governador abre a 2ª Feira Estadual MT Horticultura da Unemat
EXTENSÃO
Governador abre a 2ª Feira Estadual MT Horticultura da Unemat
23/08/2019 17:12:45
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira

A segunda edição da Feira Estadual MT Horticultura repete o sucesso da primeira e já supera expectativas da organização. A solenidade de abertura, realizada na tarde desta quinta-feira (22), contou com a presença do governador, Mauro Mendes e comitiva com secretários de estado e o presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). O evento realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do programa de extensão MT Horticultura, no câmpus de Tangará da Serra, recebeu no primeiro dia de evento, mais de 1.000 pessoas.

O reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, apontou o evento como uma pequena mostra do trabalho desenvolvido pela Universidade. “A Feira do MT Horticultura é pesquisa e extensão, é a relação da Universidade com a sociedade, é a Universidade dando respostas para a sociedade”, frisou o gestor.

O governador Mauro Mendes participou da solenidade de abertura da Feira e parabenizou a Unemat pela construção da história da agricultura familiar que vem desenvolvendo no estado de Mato Grosso, em especial, na região de Tangará da Serra. “A Unemat, com vários parceiros, tem procurado desenvolver um trabalho importante nessa área, nós precisamos fazer com que as nossas universidades, possam de maneira prática e objetiva devolver ações à nossa sociedade pelo investimento que essa própria sociedade faz ao estudo acadêmico”, disse Mauro Mendes.

Em um espaço de 15 mil metros quadrados, 40 expositores, instituições apoiadoras e outras patrocinadoras levam aos visitantes informações pertinentes à agricultura, com alternativas sustentáveis e muito conhecimento.

O professor Willian Krause, presidente da Feira reforça que o produtor pode ter uma pequena área e ser um grande produtor se aplicar tecnologia e conhecimento para obter grandes produtividades e consequentemente renda. “A Feira também é um momento para as empresas demonstrarem seus produtos. Na verdade muitas vezes o produtor não usa tecnologia por que ele não a conhece. E, às vezes, nem sabe que a tem disponível aqui na região. É durante a Feira o momento que usamos para juntar as duas pontas, produtores e empresas. Nesta edição temos 40 expositores”, comentou Krause.

O professor Willian Krause também reforçou que a programação variada faz da Feira um evento para a comunidade em geral: “Além da parte agrícola tem a carreta do MT Ciências, a participação das escolas de ensino fundamental e médio, temos o Projeto cozinha Brasil, muitas pessoas fazendo cursos de aproveitamento de alimentos, entre outros atrativos.”

Unemat e Feltrin Sementes assinam protocolo de intenções durante a 2ª Feira Estadual MT Horticultura

Ainda durante a solenidade de abertura da 2ª Feira Estadual MT Horticultura, o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, e o representante da Feltrin Sementes, Luhan Isaac Siman, assinaram o protocolo de intenções que visa o desenvolvimento de tecnologias na área de sementes, proteção e registro de cultivares e tem por objetivo promover a cooperação técnica, científica e educacional entre as instituições por meio de atividades voltadas ao ensino, pesquisa, extensão e inovação favorecendo o intercâmbio cultural de profissionais e acadêmicos.

A parceria é resultado da articulação do Núcleo de Inovação da Unemat (NIT/Unemat), vinculado a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG), o Programa de Extensão MT Horticultura e a Feltrin Sementes. A Feltrin é uma empresa brasileira com mais de quatro décadas de atuação no mercado de sementes com foco em genética. Credenciada pelo Ministério da Agricultura, a Feltrin distribui sementes com elevados padrões de germinação para produtores brasileiros e de diversos países.

O interesse da Feltrin na parceria com a Unemat se deu pelas tecnologias desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do MT Horticultura, liderado pelo professor Willian Krause, doutor em Genética e Melhoramento de Plantas, no câmpus da Unemat, em Tangará da Serra. Inicialmente, a Feltrin mostrou interesse na cultivar de maracujá, resultado de mais de 10 anos de pesquisa com financiamentos da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

“Ao longo de 20 anos a Fapemat já investiu mais de 300 milhões em pesquisas, na formação de recursos humanos, pesquisas básicas, aplicadas e de inovação. Sendo grande parte destes investimentos voltados para a agricultura familiar. Hoje temos em andamento mais de 200 mil investidos em projetos de pesquisa no setor de agricultura familiar, esses projetos visam os estudos das políticas públicas existentes, o desenvolvimento de novas cultivares, agregação de valor aos produtos desenvolvidos, bem como estudos de novas tecnologias para serem aplicados nessa área”, contou o presidente da Fapemat, Adriano Silva.

Acompanharam o governador o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho Júnior e os secretários de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato e da Agricultura Familiar, da Silvano Ferreira do Amaral.

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24726 | Impressões: 143112
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada