Cerca de 15 mil alunos do ensino fundamental e médio de oito municípios mato-grossenses estão participando neste ano da II Olimpíadas Regionais de Matemática. A atividade promovida pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, por meio da Faculdade de Ciências Exatas(Faciex), tem entre seus objetivos despertar nos estudantes o gosto por atividades relacionadas a Matemática como resolução de problemas, bem como incentivar os professores dessa ciência para um estudo mais aprofundado na área proporcionando dessa forma um aprendizado mais lúdicos com o auxilio de jogos e enigmas.
Na primeira edição da olimpíada, realizada no ano de 2004, foram inscritos cerca de 3 mil alunos provenientes de três municípios que sediam Câmpusda Unemat( Barra do Bugres, Cáceres, Sinop e Tangará da Serra). O aumento no número de participantes é considerado pelo seu comitê organizador da iniciativa como fruto dos resultados alcançados durante a edição anterior da atividade.
A primeira fase da Olimpíada já foi concretizada no último dia 4 nas escolas inscritas. A segunda etapa já está marcada para o dia 27 de agosto. Para cada nível a prova terá 20 questões de múltipla escolha. Estas serão corrigidas pelas comissões organizadoras de Barra do Bugres, Cáceres, Sinop e Colider.
Já terceira fase está prevista para o dia 29 de outubro. Participam da Olimpíada os municípios de Barra do Bugres, Cáceres, Colider, Comodoro,Juara,Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.
Oficinas
-Também estão sendo desenvolvidas pela Faciex oficinas de resolução de problemas. As atividades direcionadas aos professores do ensino fundamental e médio são concretizadas aos sábados das 8 às 11h00, no Departamento de Matemática do Campus Universitário Jane Vanini, em Cáceres. Realizadas mensalmente as oficinas têm início previsto para o dia 11 de junho![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24822 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária