Mato Grosso, Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024     
Novo Portal
Programa de Regularização Fundiária desenvolvido pela Unemat é destaque na TV Assembleia
CÁCERES
Programa de Regularização Fundiária desenvolvido pela Unemat é destaque na TV Assembleia
08/07/2019 15:39:47
por Lygia Lima – Assessoria Convênio
Foto por: Lygia Lima
O Programa de Regularização Fundiária Urbana de Cáceres (Reurb) desenvolvido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), intermediado pela Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe), com financiamento da Prefeitura de Cáceres foi o destaque da entrevista no Jornal da TV Assembleia nesta segunda-feira (8).

O modelo adotado pela Universidade, em parceria com a Prefeitura Municipal, despertou a atenção da imprensa depois que o Programa foi apresentado em uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa no final do mês de junho a fim de discutir a questão da regularização fundiária urbana e rural.

Os professores doutores da Unemat, Weily Toro Machado e Robson Gomes de Melo, que coordenam o programa no município de Cáceres, estiveram na TV Assembleia explicando os benefícios que o mesmo traz para a comunidade como um todo. “Essa é uma forma de devolvermos para a sociedade o investimento que é feito na universidade pública, por meio de projetos de pesquisa e ações de extensão que aproximam a comunidade acadêmica e a sociedade gerando ganho social”, avalia Weily.

O Reurb começou a ser discutido pela Unemat e a Prefeitura de Cáceres depois que um outro programa - que construiu o Plano Diretor de Cáceres, também por meio de convênio, demonstrou a grave situação da regularização fundiária em Cáceres. “A partir dessa problemática, começamos a estudar soluções tecnológicas que pudessem integrar por meio de softwares e plataformas inteligentes e atendimento humano visando a otimização de recursos e tempo. Foram meses de planejamento junto a equipe da Prefeitura  que entendeu a necessidade de ações estratégicas para o setor,  até o lançamento e o atendimento ao público que começou a ser feito em maio desse ano. A Unemat é bastante grata ao prefeito Francis Maris, por acreditar e confiar no trabalho da instituição”, esclarece o professor Robson de Melo.

A Unemat construiu por meio de professores, servidores e acadêmicos bolsistas todo o banco de dados e as ferramentas para que as equipes de campo e administrativo pudessem realizar o trabalho otimizando recursos e agilizando os processos. Com isso, o valor desembolsado pelo município de Cáceres a fim de contemplar cerca de 5 mil imóveis é muito menor do que o praticado no mercado.

 “Nosso objetivo com esse programa não é obter lucro, mas desenvolver ações que ajudem a melhorar a vida das pessoas, e colocar a serviço da comunidade o conhecimento acadêmico que é produzido dentro da universidade. Neste projeto trabalhamos de forma integrada e interdisciplinar, visando otimizar os processos e capacitar localmente as pessoas, a fim de que, ao término do convênio, o município tenha condições de continuar as ações sem a universidade. Acreditamos que essa parceria universidade, poder público e comunidade pode trazer benefícios e gerar mais conhecimento”, diz o professor Weily.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24720 | Impressões: 143113
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada