Mato Grosso, Domingo, 20 de Abril de 2025     
Novo Portal
Unemat inicia divulgação do Programa Centelha junto aos câmpus da Instituição
EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO
Unemat inicia divulgação do Programa Centelha junto aos câmpus da Instituição
24/06/2019 15:33:08
por Hemilia Maia
Foto por: Divulgação

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), está divulgando o Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Programa Centelha) junto aos câmpus da Instituição. O objetivo é promover network entre os atores desse processo, tais como alunos, recém-formados, empreendedores iniciantes e professores. “A ideia é facilitar e fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo em Mato Grosso, com esse cunho tecnológico”, explicou o assessor de Gestão de Pesquisa da PRPPG, professor Roberto Vasconcelos Pinheiro.

O Programa Centelha é voltado para empresas com direcionamento ao empreendedorismo tecnológico que tenham faturamento anual bruto de até 4,8 milhões de reais criadas e formalizadas a partir do programa ou com até 12 meses da criação da empresa, contado a partir do lançamento do edital. As empresas que atenderem os pré-requisitos ainda precisarão estabelecer parcerias. Entre as opções de parceria estão as Instituições de Ensino Superior (IES). De acordo com Pinheiro, neste contexto a Unemat participará, principalmente, nas ações de mentoria.

A publicação do edital está agendada para o segundo semestre com a previsão de contratar e fomentar 27 empresas/projetos selecionados com recursos de até 60 mil reais. Estima-se que cerca de 800 projetos concorrerão ao Edital. O quantitativo será alcançado por meio de etapas que filtrarão, num período de 4 a 6 meses, as melhores propostas. O julgamento é parte da atuação dos parceiros do Programa.

Em Mato Grosso o Centelha terá como cidades polos os municípios de Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Xavantina, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande. Em todos eles há a presença de IES como a Unemat, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). “Num primeiro momento o Centelha pretende criar ambiência de empreendedorismo, a partir das empresas criadas nessas cidades que, posteriormente, farão a disseminação nas cidades circunvizinhas”, esclareceu Pinheiro.

A Unemat é uma das IES apoiadoras do Programa Centelha em parceira com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat). A Fundação é agente operacional descentralizado do Programa em conjunto com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), fomentadora do Centelha.

Caberá aos parceiros colaborar com o desenvolvimento do projeto em vários aspectos, desde apoio técnico ao empresarial e de gestão.

Programa Centelha nasceu de uma demanda do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, junto à Finep e ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O intuito foi construir um programa nacional de fortalecimento dos sistemas locais de inovação, com fomento a startups e ideias inovadoras.

A iniciativa visa estimular a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias; disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, regionais e estaduais de inovação do país; contribuir para ampliação da quantidade e melhoria da qualidade das propostas de empreendimentos de base tecnológica submetidas aos ambientes promotores de inovação existentes no País, tais como incubadoras e aceleradoras de empresas, espaços de coworking, laboratórios abertos de prototipagem, parques e polos tecnológicos etc.

Pelas normas do Centelha, os empreendimentos inovadores com impacto social, ambiental e tecnológico terão prioridade. O projeto será inserido nas agendas das políticas nacional e estaduais de ciência, tecnologia e inovação, mantendo uma periodicidade.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24813 | Impressões: 158399
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada