Durante o período de férias acadêmicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), de 8 de julho a 4 de agosto, serão substituídos os aparelhos de ar condicionado de 23 salas de aula do câmpus Jane Vanini, por aparelhos do Sistema de Volume Refrigerante Variável (VRV). Estas salas representam 72% das classes do câmpus. Também serão substituídas 90% das lâmpadas utilizadas na Cidade Universitária, no Jane Vanini e na Reitoria. A troca por lâmpadas de diodo emissor de luz, conhecidas como LED, mais eficientes energeticamente, iniciarão na Sede Administrativa.
O plano de trabalho foi apresentado na última quarta-feira (12) durante reunião de trabalho entre Unemat, Energisa e a Assessoria e Gestão de Energia e Sustentabilidade (Ages Consultoria). O próximo passo será a elaboração em conjunto do projeto executivo. Estarão a frente deste trabalho Alex Fabiano Souza (Energisa), Moacir Jurado e Cleiton Alencar (Ages Consultoria) e o professor e engenheiro eletricista, Marcelo Gouveia Sebastião, pela Unemat.
As melhorias sairão a custa zero para a Universidade uma vez que a Unemat foi selecionada pela Energisa, em 2018, pela Chamada Pública de Projetos (CPP) do Projeto de Eficiência Energética, realizado pelas Centrais Elétricas Mato-Grossenses (Cemat), empresa controlada pelo Grupo Energisa. “Faremos o projeto piloto em Cáceres, mas a expectativa é que os demais câmpus também sejam contemplados em edições futuras de Chamadas desta natureza”, explicou Sebastião.
O projeto completo prevê troca de 46 aparelhos de ar condicionado na Unidade da Cavalhada do Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres, bem como a troca de um total de 1.400 lâmpadas tanto na Unidade da Cavalhada como na Cidade Universitária do Câmpus Jane Vanini, além da Sede Administrativa. A Energisa investirá cerca de 1,3 milhões de reais para que a Ages Consultoria, no mercado há mais de 20 anos e com mais de 1.500 projetos de eficiência energética e de sustentabilidade, realize as substituições. A conclusão da implantação foi prevista para um período de nove meses.
Projetos dessa natureza promovem o uso mais eficiente da energia elétrica pelos consumidores atendidos pela concessionária que recolhe os equipamentos substituídos e os descartam e reciclam.
Para o pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação, Luiz Fernando Ribeiro, a implementação do projeto de eficiência energética proporcionará além da economia energética, uma economia financeira de investimento e custeio. Após a substituição das lâmpadas e aparelhos de ar condicionado, a previsão é uma economia de 453 megawatts por hora/ano, o equivalente a cerca de 150 mil reais por ano. Ribeiro ainda aponta como benefício o balanço positivo socioambiental.
Ao substituir os sistemas Split e janela pelo sistema VRV há garantia de menor consumo de energia elétrica e manutenção, uma vez que no sistema VRV são ligadas duas ou mais unidades de evaporação de interiores a uma única unidade de condensação exterior. No caso das lâmpadas LED, a inexistência de filamento possibilita que produzam menos calor e, por isso, a vida útil delas é maior.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24815 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária