Mato Grosso, Domingo, 20 de Abril de 2025     
Novo Portal
Implantação de projeto de eficiência energética na Unemat começa em julho
CÁCERES
Implantação de projeto de eficiência energética na Unemat começa em julho
14/06/2019 16:19:27
por Hemilia Maia
Foto por: Carlos Gabriel Lacerda Carvalho

Durante o período de férias acadêmicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), de 8 de julho a 4 de agosto, serão substituídos os aparelhos de ar condicionado de 23 salas de aula do câmpus Jane Vanini, por aparelhos do Sistema de Volume Refrigerante Variável (VRV).  Estas salas representam 72% das classes do câmpus. Também serão substituídas 90% das lâmpadas utilizadas na Cidade Universitária, no Jane Vanini e na Reitoria. A troca por lâmpadas de diodo emissor de luz, conhecidas como LED, mais eficientes energeticamente, iniciarão na Sede Administrativa.

O plano de trabalho foi apresentado na última quarta-feira (12) durante reunião de trabalho entre Unemat, Energisa e a Assessoria e Gestão de Energia e Sustentabilidade (Ages Consultoria). O próximo passo será a elaboração em conjunto do projeto executivo. Estarão a frente deste trabalho Alex Fabiano Souza (Energisa), Moacir Jurado e Cleiton Alencar (Ages Consultoria) e o professor e engenheiro eletricista, Marcelo Gouveia Sebastião, pela Unemat.

As melhorias sairão a custa zero para a Universidade uma vez que a Unemat foi selecionada pela Energisa, em 2018, pela Chamada Pública de Projetos (CPP) do Projeto de Eficiência Energética, realizado pelas Centrais Elétricas Mato-Grossenses (Cemat), empresa controlada pelo Grupo Energisa. “Faremos o projeto piloto em Cáceres, mas a expectativa é que os demais câmpus também sejam contemplados em edições futuras de Chamadas desta natureza”, explicou Sebastião.

O projeto completo prevê troca de 46 aparelhos de ar condicionado na Unidade da Cavalhada do Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres, bem como a troca de um total de 1.400 lâmpadas tanto na Unidade da Cavalhada como na Cidade Universitária do Câmpus Jane Vanini, além da Sede Administrativa. A Energisa investirá cerca de 1,3 milhões de reais para que a Ages Consultoria, no mercado há mais de 20 anos e com mais de 1.500 projetos de eficiência energética e de sustentabilidade, realize as substituições.  A conclusão da implantação foi prevista para um período de nove meses.

Projetos dessa natureza promovem o uso mais eficiente da energia elétrica pelos consumidores atendidos pela concessionária que recolhe os equipamentos substituídos e os descartam e reciclam.

Para o pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação, Luiz Fernando Ribeiro, a implementação do projeto de eficiência energética proporcionará além da economia energética, uma economia financeira de investimento e custeio. Após a substituição das lâmpadas e aparelhos de ar condicionado, a previsão é uma economia de 453 megawatts por hora/ano, o equivalente a cerca de 150 mil reais por ano. Ribeiro ainda aponta como benefício o balanço positivo socioambiental.

Ao substituir os sistemas Split e janela pelo sistema VRV há garantia de menor consumo de energia elétrica e manutenção, uma vez que no sistema VRV são ligadas duas ou mais unidades de evaporação de interiores a uma única unidade de condensação exterior. No caso das lâmpadas LED, a inexistência de filamento possibilita que produzam menos calor e, por isso, a vida útil delas é maior.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24815 | Impressões: 158400
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada