Mato Grosso, Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024     
Novo Portal
Seciteci conhece de perto principais ações da Unemat
ENSINO SUPERIOR
Seciteci conhece de perto principais ações da Unemat
31/05/2019 18:19:18
por Danielle Tavares
Foto por: Nataniel Zanferrari

Equipe da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) participou de reunião na reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso para estreitar relações e conhecer de perto as principais ações e demandas da Unemat. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (31/05), na Sede Administrativa da Universidade, em Cáceres.

Na ocasião, os pró-reitores apresentaram os dados orçamentários e financeiros da Universidade, assim como as principais ações de ensino e pesquisa.

A Unemat está presente em 45 dos 141 municípios mato-grossenses, por meio de 13 câmpus e 45 núcleos pedagógicos. São 190 cursos de graduação, sendo 60 de oferta contínua e os demais em modalidades diferenciadas para atender a demandas específicas do estado. Na pós-graduação, são 17 cursos de mestrado e 11 de doutorado.

O Secretário de Estado, Nilton Borges Borgato, afirmou que, desde que assumiu a pasta, tem se preocupado em dialogar para conhecer de perto os problemas e buscar soluções conjuntas, tanto para a Unemat, quanto para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

“Importantíssimo quando se diz que a universidade é um patrimônio do povo de Mato Grosso. Ela tem que ser valorizada por isso. Tem que se posicionar mais, dar mais visibilidade às suas ações para que se empodere, e não fique tendo que fazer sacrifícios em decorrência dessa crise financeira que estamos passando. A Unemat merece essa atenção especial, não só por ser esse patrimônio nosso, mas pelo trabalho que faz pelos mato-grossenses”, destacou Borgato.

O reitor frisou a importância dessa aproximação para afinar, cada da vez mais, a parceria. “A gente está dentro de uma Secretaria, de uma estrutura de Governo, e precisa caminhar junto para poder responder a esse desafio, que é levar ciência e tecnologia para o estado”, disse.

Ensino público gratuito- A Unemat tem uma política de cotas que destina 60% das vagas para alunos oriundos de escolas públicas. Por exemplo, em cursos com 40 vagas, 24 são reservadas para alunos que cumpriram integralmente o Ensino Médio em escola pública. Destas 24 vagas, 10 são para estudantes negros, 2 para estudantes indígenas, 1 para estudantes com deficiência e 11 para os demais candidatos. A ampla concorrência conta com 16 vagas, das quais quase a metade é ocupada também por pessoas que frequentaram a rede pública de ensino.

“Ao se colocar que a universidade atende um público de elite, não se conhece a realidade na Unemat. Cerca de 80% dos nossos alunos são oriundos de escolas públicas e pertencentes às classes D e E”, disse o reitor Rodrigo Zanin.

Participaram da reunião, além do citado, o Secretário Adjunto de Administração Sistêmica, Djalma Silvestre Fernandes, o Superintendente de Educação Profissional e Superior, Fernando Wosgrau, e a coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica, Ana Flávia Derze Soares.

Representando a Unemat, a vice-reitora, Nilce Maria, e os pró-reitores de Planejamento e Tecnologia da Informação (PRPTI), Luiz Fernando Caldeira Ribeiro, de Gestão Financeira (PGF), Ricardo Keichi Umetsu, de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Anderson Fernandes de Miranda, de Ensino de Graduação (Proeg), Alexandre Gonçalves Porto, de Extensão e Cultura (Proec), Leonarda Grillo Neves, de Assuntos Estudantis (Prae), Antonia Alves Pereira, e de Administração (Prad), Tony Hirota Tanaka, e o assessor de assuntos internos, Dionei José.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24736 | Impressões: 143113
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada