Mato Grosso, Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024     
Novo Portal
PLANO DE GESTÃO 2019-2022: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG)
GESTÃO
PLANO DE GESTÃO 2019-2022: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG)
18/04/2019 15:13:39
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira

Elaborado de forma articulada com as deliberações do Planejamento Estratégico Participativo (PEP), do 3º Congresso Universitário e do Caderno e Propostas da Gestão, as metas e ações a serem realizadas em curto, médio e longo prazo pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação foram apresentadas, no dia 16 de abril, pelo assessor de Gestão de Pesquisa da pasta, professor Roberto Vasconcelos Pinheiro, durante a 1ª Sessão do Conselho Universitário da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat).   

Roberto resumiu as cerca de 100 ações propostas pela PRPPG com foco em três eixos principais: Fortalecimento da pós-graduação, Inovação Tecnológica e Pesquisa. Para o fortalecimento da pós-graduação, a pasta propõe desburocratizar a entrega de documentos e o ingresso na pós-graduação, intensificar o uso de tecnologias diferenciadas e a criação de bancos de dados. De acordo com o assessor, essas ações serão viabilizadas por meio de recursos tecnológicos, como por exemplo, o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), que está em implantação na Unemat. Também está prevista a expansão horizontal e vertical da  pós-graduação, com o fomento de consultorias aos  professores da Instituição, a partir da  participação de professores externos, visando a submissão de propostas de novos cursos por meio do preenchimento dos Aplicativos de Propostas de Cursos Novos (APCN) e a promoção da melhoria contínua dos Programas existentes, com o intuito da ampliação das médias obtidas nas avaliações, em atuais 3,81.

Com relação ao eixo de Inovação Tecnológica, foi criada Comissão Especial para discutir a Política de Inovação Tecnológica da Unemat, com a proposta de uma Resolução embasada no Marco Legal  Lei nº13.243/2016, no Decreto nº9.283/2018 e na Minuta da Lei Estadual (s/nº), em tramitação. Entre os temas a serem abordados estão: propriedade intelectual, compartilhamento de infraestruturas, prestações de serviço, empreendedorismo, transferência de tecnologia, entre outros.

Ainda para 2019, de acordo com Roberto, é provável que a Unemat disponibilize 12 bolsas destinadas à linha de Inovação Tecnológica. Serão oito com recursos próprios e quatro bolsas Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Iniciação Tecnológica. A Unemat também prevê participação como apoiadora dos programas Centelha, voltado ao empreendedorismo inovador e, Tecnova2, à área de tecnologia em trabalhos científicos. Ambos promovem parcerias com empresas e a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep).

Para o eixo Pesquisa, a potencialização de captação de recursos.  A proposta é a aquisição de alguns serviços do sistema Financiar, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Segundo Roberto, o sistema avalia cerca de 2,5 mil editais/ano de fomento no mundo e a Instituição adquiri o que for de interesse. Ainda serão pensadas bolsas voltadas para as modalidades diferenciadas da Unemat e criado, por meio do Sigaa, um banco de dados de professores e pesquisadores da Instituição com a divulgação de suas áreas de pesquisa e atuação. Também está em elaboração um Comitê de Inovação e Tecnologia que avaliará os trabalhos para as futuras bolsas  de Inovação Tecnológica.

O Plano de Gestão das demais reitorias, apresentado durante a Sessão do Consuni, será divulgado no decorrer dos próximos dias.

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24716 | Impressões: 143113
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada