Mato Grosso, Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024     
Novo Portal
Pibid/Unemat participará de Intervenção Poética em Rondonópolis
REFLEXÕES SUSTENTÁVEIS
Pibid/Unemat participará de Intervenção Poética em Rondonópolis
12/04/2019 10:35:56
por Hemilia Maia
Foto por: Divulgação

As bolsistas e supervisoras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em Língua Espanhola no Núcleo Pedagógico da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) de Alto Araguaia, em Rondonópolis, participarão da mobilização nacional do Transvê Poesias.

A intervenção ocorrerá no Parque das Águas e também no pátio do Casario ou Cais, no Centro de Rondonópolis neste sábado, 13 de abril, data que serão realizadas, simultaneamente, intervenções poéticas em 20 cidades e 10 estados do Brasil, a partir das 13 horas. Em Mato Grosso, acontecerá também em Alto Araguaia e Tangará da Serra.

Os poemas que serão divulgados nas garrafas destas intervenções são de autores e poetas desconhecidos de vários estados brasileiros, que por meio de edital lançado pelo Transvê se cadastraram e enviaram seus poemas.

De acordo com o professor coordenador do subprojeto de Pibid, Leandro Faustino Polastrini, que buscou parceria junto ao projeto, o Transvê Poesias busca ampliar os horizontes artísticos, promovendo o acesso, gerando ações de sintonia entre artistas e a sociedade, por meio de reflexões sustentáveis em suas atividades. 

Intervenção Poética - Com foco na ideia de sustentabilidade, pois propõe a reutilização de garrafas (long necks) e jornais, materiais que seriam descartados no meio ambiente e que demorariam anos para se decompor na natureza, o projeto surgiu em abril de 2014 com o Transvê Poesias, idealizado por Anderson Valfré. Nos primeiros quatro anos foram espalhadas, gratuitamente, 5.600 garrafas poéticas por todo Brasil em 63 intervenções nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Bahia e São Paulo. As intervenções poéticas também já foram realizadas no exterior. Outra frente do projeto intervenção é a democratização da leitura ou de acesso a poesia, levando poesia de forma diferenciada, gratuita para os espaços públicos, logo, incentivando a leitura. As garrafas poéticas ornamentam espaços públicos como praças, postes e árvores.

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24728 | Impressões: 143113
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada