Mato Grosso, Domingo, 20 de Abril de 2025     
Novo Portal
Unemat promove interação de seus segmentos em Direitos Humanos
PACTO UNIVERSITÁRIO
Unemat promove interação de seus segmentos em Direitos Humanos
28/03/2019 15:33:32
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira

Integrante do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos desde 2017, a Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) continua reformulando e melhorando suas ações com o propósito de superar a violência, o preconceito e a discriminação, além de promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos na Instituição. Na terça-feira, dia 26, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) promoveu em ação inédita um encontro de todos os segmentos da Unemat voltados à temática de direitos humanos.

Cerca de 20 representantes dos centros, núcleos, coordenadorias dos cursos de Direito e da Educação Indígena foram recebidos na Proec, em Cáceres, pela Pró-Reitora de Cultura e Extensão e coordenadora do Comitê Gestor de Direitos Humanos da Unemat, Leonarda Grillo Neves, a assessora de gestão de Cultura Socorro Araújo, a diretora de Gestão de Cultura e Direitos Humanos Cintya Leocádio Dias Cunha e a vice-reitora, Nilce Maria.

De acordo com Leonarda, o objetivo dessa aproximação é a criação e formação de uma rede de extensão em Direitos Humanos da Unemat para o fortalecimento das atividades extensionistas desenvolvidas com a comunidade como as do Centro de Referência em Direitos Humanos Lúcia Gonçalves (CRDH), em Cáceres; da Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania; da Clínica de Direitos Humanos e Meio Ambiente da Unemat; da Educação Indígena, em Barra do Bugres; do Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (Negra); dos projetos de extensão como o Conect@Direitos e o Barra do Bugres Rondonista-Unemat em ação; e, dos eventos como o Encontro Territorial da Juventude do Território a Cidadania da Baixada Cuiabana (Acamjuv), do câmpus de Juara.

“A troca de saberes é importante propulsora dessa rede de extensão”, explicou Leonarda. A vice-reitora frisou que a Instituição desenvolve práticas extensionistas com a comunidade anteriormente a adesão ao Pacto e reiterou que a Unemat deve continuar aberta à comunidade. “Afinal de contas essa é a razão de ser de uma universidade pública que respeita a diversidade”, finalizou Nilce Maria.

Discutir o Plano de Trabalho do Pacto Universitário em Direitos Humanos que é ligado ao Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) foi outra atividade do encontro.

O pacto é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos no Ensino Superior. Ao realizar a adesão, a Universidade criou um Comitê Gestor responsável pela coordenação, fomento e monitoramento do Pacto na Unemat que é constituído por cinco eixos: ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência comunitária.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24814 | Impressões: 158400
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada