Com o título 'Inclusão, inovação e cooperação', a primeira edição da Semana Pedagógica Integrada do câmpus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Tangará da Serra teve início ontem (6) com atração cultural e palestra. O evento está sendo realizado no Centro Cultural de Tangará da Serra, a partir das 19 horas, e se encerra amanhã (8). O seu intuito é integrar os segmentos de estudantes, professores e técnicos, assim possibilitando para a nova diretoria do câmpus da gestão 2019-22 um melhor relacionamento tanto com a comunidade academica quanto com a externa.
Na abertura, às 19 horas, o auditório com mais de 300 pessoas assistiu a uma apresentação musical e teatral do projeto de extensão Poesia, Corpo & Cordas, com uma encenação e declamação poética da professora Marta Cocco e uma apresentação musical do professor Everton Barbosa acompanhado de sua banda. Foram cantados diversos sucessos da música popular brasileira, em uma intervenção cultural que buscou registrar um protesto à tragédia ambiental ocorrida em Brumadinho, em Minas Gerais.
A mesa de autoridades do evento foi composta pelo diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus, Raimundo Nonato; pela diretora de Unidade Regionalizada Administrativa do câmpus, Carol Tito; e pelo vereador Sebastião Ramos, representado a Câmara Municipal. “Sinto-me orgulhoso de participar de um evento desta importância, que mostra a criatividade da Universidade", disse o vereador. O professor Raimundo cumprimentou todos os organizadores do evento. "Quero parabenizar a diretoria, a supervisão e todos que contribuíram para a realização deste evento".
A palestra do psicólogo Euler Sacramento, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), encerrou a noite com dinâmicas de interação de grupo e uma análise dos novos desafios de aprendizagem em tempo de tecnologias e redes sociais. O tema da palestra do psicólogo foi 'O desafio de ensinar para as novas gerações'. De acordo com Euler, para a educação é preciso compreender os perfis das novas gerações. "Realmente o professor precisa participar, precisa pensar: 'qual é o meu papel neste universo do Século 21, diante das tecnologias? Vou continuar com a mesma metodologia?'", analisa Euler.
Sobre a Semana Pedagógica Integrada
A Semana Pedagógica da Unemat em Tangará está sendo realizada no Centro Cultural até amanhã (8), com inscrição gratuita e aberta para toda a comunidade.
Hoje (7) terá a palestra 'Desafios para uma educação inclusiva', com a professora Idalina Meurer, do Centro de Formação de Professores (Cefapro), depois as palestras 'Universidade, sociedade e mercado - caso finlandês', com a professora Elisângela Barbosa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), e 'Inovação e tecnologia' com o professor Rogério Nunes, da Unemat.
Já amanhã (8) haverá uma mesa apresentando as novas resoluções para os cursos de graduação, apresentação das ações da Diretoria Administrativa, um espaço para o Diretório Central dos Estudantes (DCE), um balanço financeiro do orçamento do câmpus e uma exposição do quadro de recursos humanos do câmpus.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24844 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária