A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) foi uma das selecionadas pela Chamada Pública de Projetos (CPP) do Projeto de Eficiência Energética, realizado pelas Centrais Elétricas Mato-Grossenses (Cemat), empresa controlada pelo Grupo Energisa.
O projeto, que está previsto para ser executado em 2019, foi desenvolvido e proposto pela empresa Assessoria e Gestão de Energia e Sustentabilidade (Ages Consultoria), de São Paulo, através da unidade de Cuiabá, tendo a Universidade como beneficiária, sem nenhum custo para a Instituição.
A Energisa concederá o valor de R$ 1.296.153,35 para que a Ages realize a troca de 46 aparelhos de ar condicionado na Unidade da Cavalhada do Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres, bem como a troca de um total de 1.400 lâmpadas tanto na Unidade da Cavalhada como na Cidade Universitária do Câmpus Jane Vanini, além da Sede Administrativa.
Os aparelhos e lâmpadas serão substituídos por versões com melhor rendimento e, como consequência, apresentarão uma diminuição no consumo e um aumento na eficiência energética da Instituição no município de Cáceres.
Um dos objetivos principais na proposição de projetos desta natureza é a promoção de políticas que visem o uso mais eficiente da energia elétrica utilizada pelos consumidores atendidos pela concessionária. Uma das condicionantes de aprovação destes projetos é o recolhimento dos equipamentos substituídos, sendo necessário seu envio para descarte e reciclagem.
Uma das inovações que este projeto traz é a substituição de aparelhos de ar convencionais (janela e Split), hoje amplamente utilizada em nossas estruturas, pelo Sistema de Volume Refrigerante Variável (VRV). “Os sistemas VRV constituem uma variante muito interessante e atrativa para a substituição aos sistemas Split e janela”, garante o engenheiro-eletricista da Unemat, Emerson Pereira de Arruda Junior. “Este sistema garante um menor consumo de energia elétrica e manutenção, dispõe de uma única unidade de condensação exterior, à qual se pode ligar duas ou mais unidades de evaporação interiores”, explica o engenheiro-eletricista.
O professor e engenheiro eletricista Marcelo Gouveia Sebastião, que compôs a equipe que intermediou a proposição destes projetos junto à Ages Consultoria, explica que a inscrição de Cáceres na CPP deste ano foi uma espécie de ‘projeto piloto’. “A expectativa é que os demais câmpus sejam contemplados em edições futuras de Chamadas desta natureza”, afirma Marcelo.
Após a substituição das lâmpadas e aparelhos de ar condicionado, a previsão é de que a economia seja de 453 megawatts por hora/ano, o equivalente a aproximadamente R$ 150 mil por ano.
Projeto de Eficiência Energética
A CPP possui a finalidade de identificar e selecionar propostas de projetos de eficiência energética e uso racional de energia elétrica para que sejam integradas ao Programa de Eficiência Energética da Energisa, cumprindo as Leis N° 9.991/2000, N° 13.203/2015 e N° 13.280/2016, bem como a Resolução Normativa N° 556/2013 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A legislação determina que as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica devem aplicar, anualmente, o valor equivalente a 0,5% de sua receita operacional líquida anual no desenvolvimento de programa para o incremento da eficiência energética no uso final de energia elétrica.
A CPP seleciona projetos em sete áreas: residencial, industrial, comércio e serviços, poder público, serviços públicos, rural e iluminação pública. A Unemat foi selecionada na área de projetos de poder público.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24843 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária