A proposta da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitec) de colocar à disposição da Universidade do Estado de Mato Grosso os instrumentos de apoio da secretaria para o planejamento estratégico da Instituição foi apresentada à comunidade acadêmica do campus de Cáceres nesta quinta-feira (12/05). A secretária Flávia Nogueira e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Antônio Camacho debateram durante 3 horas a proposta com professores, estudantes e funcionários.
De acordo com Flávia, o objetivo da visita é criar um espaço de diálogo e estimular a participação da comunidade acadêmica no debate entre instituição e governo do estado “A intenção é envolver a comunidade acadêmica de forma efetiva, com a participação de todos os segmentos no debate. Esse processo terá resultados somente com a representação legítima de todos”, disse a secretária, acrescentando que o debate vai permitir a elaboração de um documento com o propósito de colaborar com o avanço das ações institucionais.
Ela elogiou a forma como a atual administração tem executado suas ações, baseada em planejamento e responsabilidade gerencial. “A universidade deve crescer com planejamento e qualidade. Isso significa propor a integração considerando aspectos regionais de cada campus, identificar suas potencialidades e investir no seu crescimento”.
Antes de começar o debate, a coordenadora do campus de Cáceres, Nilce Maria, apresentou à equipe da Secitec dados sócio-culturais dos estudantes matriculados nos 11 cursos, falou sobre a história do campus e das atividades de ensino, pesquisa e extensão, citando o número de profissionais envolvidos e os recursos aplicados.
O professor Domingos Sávio – vinculado ao departamento de História - questionou a proposta de planejamento estratégico do governo, alegando que a mesma atinge o princípio de autonomia universitária e compromete a característica mais legítima de uma universidade pública.
A secretária afirmou que não existe intenção de atuar sobre a autonomia da universidade. “A Unemat conquistou a sua autonomia”, tranqüilizou Flávia.
Na avaliação da Superintendente de Educação Superior, Ilma Grisoti, o planejamento estratégico é uma oportunidade de descobrir o que é o melhor para a educação superior no estado, fortalecendo cada vez mais as ações da Instituição e seus projetos com parcerias locais.
O presidente da Fapemat falou sobre a demanda que a Universidade atende com a oferta de ensino superior de qualidade no Estado e a importância estratégica dessa atuação. “A Unemat cresceu e isso é motivo de orgulho para os municípios onde existe um Campus Universitário”, comentou Camacho.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24836 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária