Mato Grosso, Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat participa do 2º Congresso Internacional de Comunicação e Educação em São Paulo
EDUCOMUNICAÇÃO
Unemat participa do 2º Congresso Internacional de Comunicação e Educação em São Paulo
22/11/2018 11:34:20
por Rosana Alves de Oliveira
Pesquisadores ibero-Americanos integrantes do Projeto Projeto de Mobilização Latino-Americana pela Educomunicação
Pesquisadores ibero-Americanos integrantes do Projeto Projeto de Mobilização Latino-Americana pela Educomunicação

A 2ª edição do Congresso Internacional de Comunicação e Educação discutiu a educação midiática a partir das práticas democráticas pela transformação com pesquisadores e profissionais que atuam na área entre os dias 11 e 14 de novembro de 2018, em São Paulo. Como membro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), a professora Antonia Alves Pereira, do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), integrou a comissão de comunicação do evento.

Pesquisadores da Argentina, Canadá, Colômbia, Espanha, Guiné-Bissau, Itália, México, Peru e Portugal trouxeram suas experiências que dialogaram com as ações realizadas no Brasil. Em tempos de disseminação de fake news, “mais do que nunca é preciso trabalhar com leitura crítica da mídia, com a capacitação de professores no âmbito da educação midiática e da educomunicação, conceitos que proporcionam o empoderamento dos atores sociais envolvidos no processo educativo e comunicativo”, registra a professora.

Essa questão ainda foi debatida a partir de sua inclusão nos currículos da educação básica nos diversos países, passando por temas como liberdade de expressão, políticas públicas, direitos humanos, pesquisas de pós-graduação que formam educadores e comunicadores para atuar em vista da transformação social, tendo Paulo Freire como precursor da interface Comunicação e Educação.

Um momento ímpar no evento foi a adesão dos congressistas à nota do Instituto Paulo Feire contra a ameaça de expurgo de Freire da educação brasileira. “Não é a primeira vez que suas ideias são ameaçadas. O autor de ‘Pedagogia do oprimido’, foi preso e exilado no período da ditadura. Sua resposta ao cerceamento foi um convite ao diálogo e à coragem de lutar”, diz a nota.

Os sócios da instituição de todo o território nacional juntaram-se à organização central do evento para dar corpo ao evento, coordenando mesas redondas, painéis, oficinas, workshops, grupos de trabalho, além de atuar em comissões específicas. “Foi um momento para a Unemat se tornar cada vez mais conhecida, pois em cada ação que participei, o nome da nossa instituição se fazia presente”, comemora a professora.

Durante o evento, aconteceu também a Assembleia Anual da ABPEducom e a terceira reunião do Projeto de Mobilização Latino-Americana pela Educomunicação. Na ocasião, foi firmada a parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) “que propiciará a interligação de redes, de instituições e de organizações como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), ligadas à educomunicação e à educação midiática em nível nacional e iberoamerciana,” relata.

A professora é sócia fundadora da ABPEducom e, atualmente, é membro do Conselho Científico Deliberativo da Associação e foi Diretora de Comunicação da instituição entre 2013 a 2016. É a responsável pelo Núcleo da ABPEducom em Mato Grosso, tendo organizado duas edições do Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, em 2014 e 2016.

Outras duas professoras do curso de Jornalismo da Unemat participam da ABPEducom: Marli Barboza da Silva e Rosane Alves de Oliveira. Como protagonistas destas discussões em Mato Grosso, as professoras atuam no grupo de pesquisa Jornalismo, Educomunicação e Cidadania. Assim, a Unemat atua com pesquisadores da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec-MT), do Conselho Estadual De Educação de Mato Grosso (CEE-MT) e da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc-MT), numa articulação interdisciplinar com linhas de pesquisa voltadas para o jornalismo, o meio ambiente, a educação básica e a diversidade.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24721 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada