Mato Grosso, Domingo, 20 de Abril de 2025     
Novo Portal
NPJ Unemat obtém decisão inédita de maternidade socioafetiva em Cáceres
DIREITO
NPJ Unemat obtém decisão inédita de maternidade socioafetiva em Cáceres
14/11/2018 16:29:18
por Hemilia Maia
Foto por: Divulgação

O Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Cáceres (NPJ/Unemat), obteve recentemente uma decisão inédita de Maternidade Socioafetiva junto à 1ª Vara de Família e Infância de Cáceres.  A decisão foi obtida sob acompanhamento do NPJ/Unemat, que faz a orientação jurídica e promove ações para a população cacerense que não tem condições de arcar com a custa de um advogado.

NCSAB requereu a maternidade socioafetiva da enteada KATB com quem convivia desde fevereiro de 2009 e, mais tarde, em março de 2014, com o falecimento da mãe biológica da menina, a menor foi morar com ela e o marido. Os laços familiares e afetivos de mãe e filha se tornaram tão fortes a ponto de ter partido da jovem a vontade de que seus documentos retratassem a sua realidade familiar.

A comprovação do vínculo sentimental entre a NCSAB e a adolescente, que se consideram mãe e filha foi atendida, segundo a professora Evely Bocardi de Miranda, do NPJ/Unemat, por uma construção de doutrina seguida da evolução da sociedade e das decisões judiciais. A partir da decisão a adolescente teve acrescido em sua certidão de nascimento o nome da mãe socioafetiva juntamente com o nome da mãe biológica. 

A ação foi confeccionada sob orientação da professora Evely Miranda e coordenação do professor Hamilton Lobo Mendes Filho. A audiência de instrução e julgamento também foi acompanhada pela professora Wilsimara Almeida Barreto Camacho.

NPJ/Unemat

Os atendimentos à população são realizados de segunda a quinta-feira, das 14h às 17h, em sala própria, na biblioteca do Câmpus Universitário Jane Vanini, sob orientação dos professores e advogados Bruno Luiz de Arruda Lindote, Cibele Simões dos Santos, Evely Bocardi de Miranda, Wilsimara Almeida Barreto Camacho e coordenação do professor e advogado Hamilton Lobo Mendes Filho.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24855 | Impressões: 158400
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada