Mato Grosso, Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024     
Novo Portal
Pesquisadores da Unemat devem se cadastrar no SisGen até dia 6 de novembro
FIQUE ATENTO
Pesquisadores da Unemat devem se cadastrar no SisGen até dia 6 de novembro
26/10/2018 11:52:51
por Nataniel Zanferrari

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) reitera a necessidade de que atividades de pesquisas e desenvolvimento tecnológico envolvendo acesso ao patrimônio genético brasileiro (animal, planta, microorganismo, substancias oriundas de metabolismo) ou acesso ao conhecimento tradicional associado sejam cadastradas no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen), por meio do qual se cadastram também as atividades de remessa ao exterior de amostra de patrimônio genético e a exploração econômica de produto acabado ou material reprodutivo oriundo de acesso ao patrimônio genético ou ao conhecimento tradicional associado.

O SisGen pode ser acessado clicando aqui.

 

Prazos

Os pesquisadores da Unemat têm até o próximo dia 5 de novembro para cadastrarem suas pesquisas realizadas a partir de 30 de junho de 2000, sob pena de sanções previstas na lei.

Os pesquisadores devem acessar as resoluções do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen), que lançaram recentemente tabelas com prazos de regularização para cada situação específica.

 

CLIQUE AQUI para acessar os prazos aplicáveis para regularização de acesso ao PG ou CTA realizado entre 30 de junho de 2000 e 16 de novembro de 2015.

 

CLIQUE AQUI para acessar os prazos aplicáveis para cadastro de acesso ao PG ou CTA realizado a partir de 17 de novembro de 2015.

 

CLIQUE AQUI para acessar os prazos e condições dos Termos de Compromisso (TC).

 

CLIQUE AQUI para acessar as resoluções do CGen.

 

O Sistema

A plataforma foi criada pelo Decreto Nº 8.772/2016, regulamentador da Lei Nº 13.123/2015, que dispõe sobre o patrimônio genético do país, bem de uso comum do povo encontrado em condições in situ, e sobre o conhecimento tradicional que seja relevante à conservação da diversidade biológica, à integridade do patrimônio genético do País e à utilização de seus componentes. Esses marcos legais inauguraram, em nosso País, um novo sistema de proteção e acesso aos recursos genéticos e aos conhecimentos tradicionais a ele associados, preocupando-se com a repartição de benefícios para conservação e uso sustentável da biodiversidade.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24727 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada