O câmpus de Juara da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) chegou ao “Encontro Mato-grossense de Artes Cênicas - Teatro, circo e dança: perspectivas e trajetórias” com apresentação de artes circenses e danças do Programa Cultura, Arte e Educação na Unemat de Juara: cantando, dançando, pintando, gingando e transformando vidas. Já o grupo do curso superior Tecnólogo em Teatro da Unemat em parceria com a Associação Cultural Cena Onze e SP Escola de Teatro, entrou em cena com apresentações de peça e esquete teatral. Cerca de 400 pessoas prestigiaram a primeira edição do evento que contou com a presença de nomes importantes do cenário cultural como os dos humoristas J. Astrevo e Lioniê Vitório da dupla Nico e Lau e os atores Eduardo Butakka e Sandro Lucose.
O projeto “Circo Escola: educação e alegria no Vale do Arinos” é coordenado pela professora, Lori Hack de Jesus. Durante o encontro seus participantes exibiram apresentações de equilíbrio na prancha, malabares, bambolês, laço, paninho chinês e palhaçadas. O grupo do projeto Dança no câmpus, transformando corpo em vidas, coordenado pela professora Maria Cleitiane Vedovetto Leandro, se apresentou com números de dança afro e puxada de rede.
O professor Agnaldo Rodrigues da Silva, coordenador pedagógico do curso de Teatro, pela Unemat, ainda participou da mesa de debate “A prática das artes cênicas institucionalizadas” e o professor Joaquim Gama, coordenador pedagógico do curso de Teatro pela SP Escola de Teatro, fez a conferência de abertura com a palestra “Diálogos para as Artes Cênicas”.
O Encontro Mato-grossense de Artes Cênicas buscou promover interação, experiências de cooperação e trocas de saberes com ampliação da rede de produção cultural no estado. A comunidade acadêmica da Unemat participou e prestigiou o evento com representantes dos câmpus de Barra do Bugres, Cáceres, Juara, Nova Mutum e Sinop.
O pró-reitor de Extensão e Cultura, Anderson Amaral esteve presente desde a abertura e ao final fez suas considerações: “O evento proporcionou o fortalecimento do movimento das artes cênicas no estado; a ampliação das possibilidades do fazer artístico; estimulou o aperfeiçoamento e a profissionalização das artes cênicas. Arte tem importância fundamental no desenvolvimento do pensamento criativo, da imaginação, da reação, do pensamento simbólico, da representação dos desejos, da produção de sentidos e símbolos”, destacou Amaral.
O evento foi realizado ontem (23) e hoje (24) no Teatro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus Cuiabá. Proposto pelo “Grupo Cena Livre de Teatro” da UFMT, o encontro foi realizado pela Unemat, UFMT, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e prefeitura municipal de Cuiabá.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24813 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária