Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Equipe de rondonistas da Unemat está em Alagoas participando da Operação Palmares
PROJETO RONDON
Equipe de rondonistas da Unemat está em Alagoas participando da Operação Palmares
16/07/2018 11:33:23
por Hemilia Maia

A equipe de rondonistas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está em Alagoas participando da Operação Palmares do Projeto Rondon até o dia 29 de julho. Durante esse período a equipe desenvolverá oficinas e minicursos em 12 municípios do estado e terá como Centro Regional a cidade de Maceió. A grupo do câmpus de Barra do Bugres embarcou na última sexta-feira (13).

A equipe do câmpus composta por dois professores e oito alunos, com perfil multidisciplinar, de forma a possibilitar a realização das diversas ações previstas, é a única representante de Mato Grosso a participar do Projeto Rondon 2018, Operação Palmares. A Unemat foi selecionada em 1º lugar no conjunto “A”, que integra ações nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde, concorrendo com universidades de todo o país. As operações do Projeto Rondon são realizadas em janeiro e julho de cada ano, durante o período de férias escolares.

São rondonistas da Unemat nesta operação os acadêmicos João Vitor Silva Santos (Arquitetura e Urbanismo), Karolay Amância de Jesus (Engenharia de Alimentos), Leandro da Silva Costa (Direito), Eliziane Fernanda Navarro (Direito), Lucas Esteves dos Santos Costa (Direito), Meirielem do Nascimento Serpa (Engenheira de Alimentos), Sibely Oliveira Santos (Arquitetura e Urbanismo) e Tatiane de Lima Giuriati (Arquitetura e Urbanismo), sob a coordenação dos professores João Mário de Arruda Adrião e Sumaya Ferreira Guedes. 

Conheça as ações do Conjunto “A”

Cultura - capacitar agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que valorizem o cidadão, a cultura local e promovam o intercâmbio de informações.

Direitos Humanos e Justiça - capacitar gestores municipais, conselheiros e lideranças comunitárias em gestão de políticas públicas, particularmente na área de desenvolvimento social, como acesso a renda, enfrentamento das situações de trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes;

- instalar, dinamizar ou atualizar, conforme o caso, os conselhos municipais, tais como os de educação, de saúde, tutelar, de assistência social, da criança, do meio ambiente, dentre outros;

- capacitar agentes multiplicadores na prevenção da violência contra mulheres, crianças e adolescentes.

Educação - capacitar educadores dos ensinos fundamental e médio sobre técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, mediação de conflitos, relacionamento interpessoal, distúrbios de aprendizagem e educação inclusiva.

Saúde - capacitar agentes de saúde em: saúde da família, doenças endêmicas, saúde bucal, acolhimento e humanização do atendimento em saúde;

- capacitar agentes multiplicadores em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, na prevenção da prostituição infantil e na prevenção do uso de drogas;

- capacitar agentes multiplicadores em ações de incentivo ao esporte e lazer;

- capacitar agentes multiplicadores em nutrição, com incentivo à utilização integral de alimentos e à promoção de hábitos alimentares saudáveis, dando prioridade aos produtos regionais.

Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24714 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada