Mato Grosso, Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat discute Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação com palestrante de universidade da Bahia
INOVAÇÃO
Unemat discute Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação com palestrante de universidade da Bahia
09/10/2018 09:00:02
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Moisés Bandeira

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizaram na manhã do dia 28 de setembro o seminário ‘O Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação no contexto nacional’, com o professor Gesil Sampaio Amarante Segundo. O evento ocorreu no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária, em Cáceres. Participaram da palestra alunos dos cursos de Ciência da Computação e Direito, professores e técnicos, sobretudo da gestão da Unemat, bem como toda a Assessoria Jurídica da Instituição.

Gesil é professor na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, no sul da Bahia, além de ser presidente do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul) e diretor-técnico do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec). O professor participou como representante da academia na construção do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O professor explicou que o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, aprovado pela Lei Nº 13.243/2016, traz uma alteração na legislação no Brasil, e isto trouxe uma série de mecanismos que podem agilizar o trabalho da Universidade como ferramenta de desenvolvimento para o País, mas também para o desenvolvimento local. “Inclusive, permite uma maior cooperação das instituições acadêmicas com a sociedade, tanto do poder público, quando do empresariado, para que possamos trazer mais oportunidades para os nossos jovens”, explica Gesil. “É importante que estas mudanças fiquem claras para todos, como podemos utilizar estas novas ferramentas e novas possibilidades de uma forma correta, não emperrada, não tão lenta, pois isso prejudica a Universidade tanto em seu trabalho normal de ensino, como também evita que este trabalho possa beneficiar a sociedade”, salientou o palestrante.

A supervisora do NIT, Jaqueline da Silva Albino, defende a importância deste tipo de discussão, lembrando que, além da legislação em âmbito nacional, este ano também está sendo discutida a Lei Estadual de Inovação.

“Esta legislação tem um impacto muito importante para a Unemat. Esta discussão apresentada pelo professor Gesil, que possui todo este conhecimento, nos auxiliará neste caminhar da discussão”, disse Jaqueline. “Tanto a Universidade do Estado de Mato Grosso quanto o estado de Mato Grosso precisam pensar em inovação”, explica a supervisora.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24705 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada