A reitora da Unemat, Ana Di Renzo, e o prefeito do município de Campos de Júlio, José Odil da Silva, assinaram um protocolo de intenção no dia 13 de setembro, durante a cerimônia de colação de grau da turma única “Professora Neuza Gouvêa Moleiro” do curso de Ciências Contábeis da Unemat, na modalidade Parceladas. O evento foi realizado no Centro Cultural Ricieri Mazutti, onde 32 formandos receberam a conferência de grau da reitora da Universidade.
O protocolo de intenção, que será submetido aos Conselhos Superiores da Unemat, trata da abertura, com investimentos da Prefeitura, de duas turmas únicas, uma de Direito e outra de Administração para 2019, no município. O documento foi assinado também pelos vereadores e autoridades presentes na cerimônia. De acordo com o prefeito, a Câmara Municipal também se comprometeu com a empreitada. “Os vereadores doarão parte do duodécimo a que tem direito para que o município traga novos cursos para Campos de Júlio em parceria com a Unemat”, afirmou José Odil.
Tanto o prefeito quanto o presidente da Câmara de Vereadores, Joel Antônio Celso, são convictos da ascensão pessoal, profissional e do município por meio da educação, assim como nutrem o desejo de fazerem eles próprios um curso de nível superior. José Odil, que já trabalhou até de servente de pedreiro, chegou a doar seu salário para a aquisição de livros em Campos de Júlio. Joel Celso lembrou aos formandos que a sociedade foi quem pagou pelos estudos deles. “Hoje encerra um ciclo de investimento público, de investimento em educação que transforma pessoas e famílias, e inicia outro ciclo, o de frutificar”, destacou o vereador.
O prefeito teceu inúmeros elogios ao desempenho da coordenadora do Núcleo Pedagógico de Campos de Júlio, Neuza Gouvêa Moleira, que há 25 anos se dedica ao ensino e chegou a dizer que a confunde com educação. Neuza, por sua vez, reforçou aos alunos: “Uma vez estudantes, estudantes sempre serão. Hoje me sinto muito realizada por já ter duas turmas formadas pela Unemat e, agora, ser homenageada com nome de turma, a minha turma”. Neuza ainda citou Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”, e completou: “Investir em educação é investir no futuro, em uma sociedade mais humana”.
Prova da importância da Modalidade Parceladas oferecida pela Unemat em parceria com os municípios mato-grossenses era a satisfação de José Pereira Perez Júnior, avô do formando Djeferson Pereira Ribeiro. O rapaz é o primeiro da família a cursar o ensino superior. “Nenhum dos meus quatro filhos se formou, nem meus netos mais velhos, o Djeferson é o primeiro. Estou muito satisfeito, orgulhoso. Meu neto tem 23 anos, é muito esforçado e já trabalha”, elogiou o avô.
A mesa de autoridades foi composta pela reitora, Ana Di Renzo; o prefeito, José Odil da Silva; o presidente da câmara municipal, o vereador Joel Antônio Celso; a coordenadora do Núcleo Pedagógico de Campos de Júlio, Neuza Gouveia Moleiro; e a secretária de Educação, Clair Paglianini Zamo.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24842 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária