Mato Grosso, Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat concede grau a 101 novos profissionais em Sinop
COLAÇÕES 2018/1
Unemat concede grau a 101 novos profissionais em Sinop
08/10/2018 16:20:11
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Moisés Bandeira

A Unemat concedeu grau de bacharéis e licenciados a 101 novos profissionais nos dias 23 e 24 de agosto, em três cerimônias realizadas no Auditório do Câmpus Universitário de Sinop.

Após as cerimônias, o Estado de Mato Grosso passou a contar com 101 novos administradores, contadores, economistas, engenheiros civis, engenheiros elétricos, pedagogos e professores de Letras e Matemática.

 

Ciências Contábeis e Ciências Econômicas

A primeira cerimônia, realizada na noite do dia 23, concedeu o grau de bacharel a 34 alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

“Vocês são aqueles que irão contribuir para fazer este País seja diferente”, defendeu a reitora Ana Maria Di Renzo após entregar o título de bacharel aos 34 novos contadores e economistas. “Não acredito que todos aqui tenham condição de estudar em outra universidade que não seja pública, por isso peço que me façam outro juramento esta noite: prometam que sempre defenderão a Unemat”, pediu a reitora.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e reitor eleito, Rodrigo Bruno Zanin, lembrou os alunos que, além da alegria de conquistar o diploma, agora eles também possuem uma responsabilidade. “Vocês, formados, possuem uma responsabilidade social para transformar, para promover, para garantir o progresso desta nação, deste estado, desta região, desta cidade”, afirmou Rodrigo. “Mas nunca deixem a ética, nunca deixem que isto aconteça sem ética. Vocês possuem uma responsabilidade muito grande com o desenvolvimento, mas este desenvolvimento só pode existir com honestidade, com dedicação, com consciência, e tudo isto precisa estar ligado ao caráter social, para transformar a vida deste Estado como esta Universidade vem fazendo há 40 anos”, disse o pró-reitor.

A oradora do curso Economia, Elba Lopes de Queiroz, ressaltou o alto nível do curso ofertado pela Unemat. “Nós sabemos a importância de vocês, professores, pois vocês têm conseguido realizar coisas impossíveis aqui dentro da Unemat, como alunos passarem na prova da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec)”, defendeu Elba. “Vocês têm realizado coisas aqui, no coração de Mato Grosso, que não deixam nada a desejar às universidades dos grandes centros. Os senhores possuem a vontade e a força para nos fazer crescer”, disse a oradora.

A graduada Suelen Ribeiro que, durante a cerimônia recebeu menção honrosa de melhor aluna da turma de graduados de Ciências Contábeis, ficou emocionada por atingir seus objetivos. “Me sinto realizada. Esperei quatro anos para este momento e, quando chega, a gente não acredita, ainda mais com uma homenagem como essa”, disse Suelen.

Durante a cerimônia, a reitora Ana Di Renzo e o vice-reitor Ariel Lopes Torres entregaram a borla reitoral personalizada do Câmpus Universitário de Sinop para o diretor político-pedagógico e financeiro, Marion Machado Cunha, e para o diretor administrativo, Darlan Guimarães Ribeiro. As borlas personalizadas para cada câmpus foram um presente da reitora e do vice-reitor pelo final de seu mandato.

 

Engenharia Civil e Engenharia Elétrica

A segunda cerimônia foi realizada na manhã do dia 24, quando foi entregue o grau de bacharel a 33 formandos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica pelas mãos do vice-reitor da Unemat, Ariel Lopes Torres.

“A unemat, nestes 40 anos, formou muitos profissionais. Há 24 anos atrás, formou um jovem lá em Tangará da Serra: eu, Ariel Lopes Torres”, contou o vice-reitor. “Nós acreditamos neste processo de transformação de vidas que é o ensino superior, pois a minha vida foi uma das transformadas”, disse. “A universidade não é dos reitores, dos professores, dos funcionários. A Unemat é do povo mato-grossense”, defendeu Ariel.

O orador do curso de Engenharia Elétrica, Elton Mazetti Junior, argumentou em seu discurso que as pedras no caminho foram necessárias para a formação da turma. “As dificuldades que nós passamos por todos estes anos representam justamente o principal fator que nos tornou engenheiros competentes e qualificados. Mas não vencemos as dificuldades sozinhos, tivemos excelentes mestres que nos guiaram através dos obstáculos”, lembrou Elton.

A engenheira civil Juliana Carolina Prucitti afirma que a prática desenvolvida dentro da Unemat a preparou para o que vêm depois. “Já tínhamos o estágio e a empresa júnior, então já tínhamos noção do que iríamos fazer, e isso é ótimo, termos esta certeza do que está nos esperando após a graduação”, disse Juliana. “Passamos cinco anos batalhando por um sonho que queríamos, que a família ajudou, que os professores ajudaram. Agora estamos dando início a um novo marco, um novo mar de mundos”, afirmou a engenheira.

 

Letras, Matemática e Pedagogia

Na noite do dia 24 foi realizada a terceira cerimônia de colação de grau em Sinop, na qual o vice-reitor, Ariel Lopes Torres, conferiu o título de licenciados aos 34 formandos dos cursos de Letras, Matemática e Pedagogia.

Em seu discurso, o diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Sinop, Marion Machado Cunha, lembrou que a Universidade é fruto de um trabalho coletivo de toda a comunidade. “Não são estas paredes que formam pessoas. São pessoas que foram pessoas. A Unemat não é um prédio, não é uma estrutura. A Unemat é um conjunto de alunos, professores e técnicos em busca do conhecimento e formação do povo mato-grossense”, disse Marion.

O orador do curso de Matemática, Lucas Fernando Soares Oliveira, agradeceu aos seus mestres durante seu discurso. “Tivemos grandes professores, que nos ensinaram a pensar criticamente, a analisar problemas, a procurar a melhor forma de solucioná-los e a sentir o prazer de concluí-los”, contou Lucas.

A licenciada em Letras, Larissa Aparecida Pimentel, disse se sentir orgulhosa em ter se formado pela Instituição. “Me sinto honrada em saber que sou filha da Unemat. Tenho muita gratidão pela Unemat, pelos professores, pela equipe técnica, por todos os conhecimentos que aqui me foram transmitidos”, contou Larissa.

As mesas de autoridades foram compostas pela reitora Ana Maria Di Renzo; pelo vice-reitor, Ariel Lopes Torres; pelo pró-reitor Rodrigo Bruno Zanin; pelos diretores Marion Machado Cunha e Darlan Guimarães Ribeiro; pelo diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Vandersézar Casturino; pela diretora da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Kelli Cristina Aparecida Munhoz Moreira; pela diretora da Faculdade de Educação e Linguagem, Juliana Freitag Schweikart; pelo coordenador do curso de Administração, Ronald Tavares Pires da Silva; pela professora Valdiva Rossato de Souza, representando o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Sergio Guraci Prado Rodrigues; pelo professor Wylmor Constantino Tives Dalfovo, representando o coordenador do curso de Ciências Econômicas, Paulo José Korbes; pela coordenadora do curso de Engenharia Civil, Karen Wrobel Straub Schneider; pelo coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Vlademir de Jesus Silva Oliveira; pela professora Leandra Inês Seganfredo Santos, representando o coordenador do curso de Letras, Lucio José Dutra Lord; pela coordenadora do curso de Matemática, Polyanna Possani da Costa Petry; pelo presidente da Seccional de Sinop do Sindicatos dos Profissionais Técnicos da Educação Superior, Sidney Ribeiro Andrade; e pela presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unemat em Sinop, Larissa Ribeiro Bueno.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24729 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada