Em 29 de agosto 193 alunos da Unemat, câmpus de Cáceres, colaram grau no Ginásio Poliesportivo da Cidade Universitária, entre eles os 16 primeiros alunos de Medicina formados pela Instituição. A cerimônia presidida pela reitora, Ana Di Renzo, contou com a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Domingos Sávio.
O secretário disse ser um orgulho para o Estado proporcionar ensino superior gratuito de qualidade por meio da Unemat e que sonha chegar aos 141 municípios de Mato Grosso com os cursos fora de sede ofertados pela Instituição. “Primeiro vocês passaram num vestibular concorrido e, hoje, é uma honra assistir a satisfação pessoal de cada um e de seus familiares pelo ciclo que se encerra. A colação de grau no Brasil, onde há um número baixo de cidadãos com nível superior, torna vocês parte dessa pequena elite. Mas, a partir de amanhã, a responsabilidade dobra e nós como Estado precisamos criar mais oportunidades de emprego em Mato Grosso, meios de fomentar nossa economia e oportunizar que vocês entrem no mercado de trabalho e construam famílias felizes”, concluiu Sávio.
Ana Di Renzo enfatizou a importância do ensino público e lembrou que “o desenvolvimento de Ciência e Tecnologia dependem de universidades públicas cada vez mais fortes”. A reitora ainda aproveitou a ocasião para pedir ao secretário da pasta, a qual a Unemat é ligada, para que realize o sonho de ter um auditório em Cáceres que ofereça condições mais adequadas à realização das colações de grau da Instituição e aos novos profissionais que ouvissem a música Enquanto houver sol, da banda de rock brasileira Titãs, da qual recitou um verso.
Quando não houver caminho
Mesmo sem amor, sem direção
A sós ninguém está sozinho
É caminhando
Que se faz o caminho
No ano em que a Unemat completa 40 anos de fundação, colaram grau, em Cáceres, alunos dos cursos de licenciatura em Letras, Pedagogia, História, Geografia, Matemática, Ciências Biológicas, Computação, Educação Física e Pedagogia na modalidade à distância e dos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis, Direito, Agronomia, Enfermagem, Ciência da Computação e Medicina. “Turmas que ficarão lembradas como as turmas dos 40 anos”, reforçou o diretor Político-pedagógico e Financeiro do câmpus, professor Antonio Francisco Malheiros.
Participaram da mesa de autoridades Ana Di Renzo, Domingos Sávio, o vice-reitor Ariel Lopes, Antônio Malheiros, os pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação Bruno Zanin, de Assuntos Estudantis Celso Fanaia, de Administração Gustavo Bizinoto e de Gestão Financeira Alexandre Porto e a professora Rinalda Bezerra Carlos, representante da pró-reitoria de Ensino De Graduação.
Medicina: Na Unemat entram 30 alunos por semestre no curso de Medicina que adota o método PLB, onde a aprendizagem é baseada na solução de problemas. Significa dizer que a Unemat está na vanguarda do que há de mais moderno em metodologia de ensino médico. A primeira turma de Medicina formada pela Instituição iniciou suas atividades em agosto de 2012.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 25242 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária