Mato Grosso, Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024     
Novo Portal
Cerca de 1200 pessoas prestigiaram a colação de grau em Tangará da Serra
COLAÇÕES 2018/1
Cerca de 1200 pessoas prestigiaram a colação de grau em Tangará da Serra
08/10/2018 16:20:03
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira

A solenidade de colação de grau turmas 2018/1 da Unemat, Câmpus Universitário Professor Eugenio Carlos Stieler de Tangará da Serra, reuniu cerca de 1200 pessoas no Clube Campestre no dia 9 de agosto. Receberam a conferência de grau da reitora Ana Di Renzo 133 alunos dos cursos de bacharelado em Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Enfermagem e Engenharia Civil, do curso de licenciatura em Letras e do curso de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas. Numa noite repleta de emoções, também houve surpresas: entre os formandos, estava a primeira motorista mulher da Unemat.

As oradoras falaram das dificuldades que a graduação impõe aos jovens que ao passar no vestibular enfrentam até a conclusão do tão sonhado curso, e a agora agrônoma Tainara Porcher, oradora das turmas de bacharelado, fez um discurso emocionado onde destacou que “o ser humano é a obra-prima de toda profissão”, e a letrada Elaine Barbosa Silva citou Paulo Freire em sua famosa observação: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Mas foi o diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus, Anderson Fernando de Miranda, quem levou os formandos às lágrimas com seu discurso sobre histórias em quadrinhos, heróis da Liga da Justiça, Super-Homem e uma dinâmica de retrospectiva dos anos vividos na Unemat: “Os desafios que nós superamos é que dão a dimensão da nossa força”, convidou à reflexão Miranda.

Roselaine dos Santos Gama, formanda do curso de Letras foi apresentada pela reitora como a primeira mulher motorista da Unemat. Roselaine assumiu a vaga no dia 24 de julho, após ser aprovada no seletivo realizado este ano pela Universidade. A nova professora de Letras contou que trabalhava há cinco anos como instrutora de trânsito em Barra do Bugres, onde mora. Com relação às suas escolhas, ela disse que o curso é excelente e que a dificuldade maior era a viagem. Mas, para percorrer todos os dias o trajeto Barra do Bugres-Tangará da Serra para estudar, Roselaine contou com o apoio e a parceria do marido, que cuidou da filha de dois anos do casal. “Eu saía cedo e chegava tarde, mais de meia-noite, e a Bianca já estava dormindo. Ele ficava com a neném todos os dias”, contou Roselaine. Com relação à nova função, ela disse não ter feito o seletivo para a área de Letras porque ainda não possuía o certificado, e que o próximo passo será fazer seletivo ou concurso na área de formação para a Unemat.

Surpresos também ficaram os acadêmicos que receberam dos Conselhos de Área certificados de aluno-destaque pelo desempenho durante a graduação. Luara Mathias Jacoby recebeu o seu do professor administrador Elei Chavier Martins, representante do Conselho Regional de Administração, e Renato Jorge Saia, do contador Claudemir Inácio Paulus, delegado do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso. Já os novos engenheiros civis e agrônomos receberam as Carteiras Profissionais do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, o engenheiro agrônomo João Pedro Valente, que fez a entrega durante a cerimônia de colação.

A mesa de autoridades foi composta pela reitora Ana Di Renzo, o vice-reitor Ariel Lopes, o diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus, Anderson Miranda, pelo diretor de Unidade Regionalizada, Tony Hirota Tanaka, e pela diretora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e da Linguagem, Gislene Ramos Bessa.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24715 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada