No dia 10 de agosto foi realizada a aula inaugural da segunda turma do Programa de Pós-graduação profissional em Biologia (Profbio), da Unemat, câmpus Tangará da Serra, com a presença da reitora Ana Di Renzo, do vice-reitor Ariel Lopes e dos professores do ProfBio Josué Ribeiro da Silva Nunes, Anderson Miranda e Ilton Marcelo de Lima Souza.
O coordenador do ProfBio na Instituição, professor Josué Nunes, além de dar as boas-vindas aos novos alunos, também foi portador de boas notícias. Informou que de acordo com o governo federal “Se o programa for ampliado, dando oportunidade de qualificação à mais professores, a ampliação será feita nas Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste”. Ao fundo, a imagem refletida na parede já trazia a temática a ser discutida na primeira aula do mestrado e que seria ministrada por Josué Nunes “O ProfBio como instrumento de aperfeiçoamento no Ensino Médio no Brasil”.
Entre os 20 novos professores alunos iniciou o mestrado Robson Aparecido dos Santos. Graduado pela Unemat e professor da rede pública há nove anos, Robson retornou ao seu antigo câmpus em busca de qualificação. “Espero melhorar quanto professor junto a escola. Está cada vez mais difícil chamar a atenção dos alunos e a proposta do ProfBio é também a de encontrar meios para motivá-los”, contou o professor que acredita na valorização da docência por meio da pós-graduação. “Essa é uma possibilidade viável de qualificação para o professor em sala de aula”, acrescentou o mestrando.
Ana Di Renzo disse ser papel da Universidade aproximar a academia da sociedade, lembrou que o tempo de aprendizagem das novas gerações mudou e que é preciso reinventar a forma de dar aulas e de motivar os jovens a continuar seus estudos. “Ainda é pequeno o número de brasileiros que buscam o ensino superior e, um país sem ciência, é um país sem maiores perspectivas para sua população”, advertiu a reitora.
O diretor Político-Pedagógico e Financeiro do câmpus, Anderson Miranda, que também é professor do programa, disse que o ProfBio é o único programa de pós-graduação da Unemat composto integralmente por professores de um único curso, neste caso, o curso de Ciências Biológicas do câmpus de Tangará. E o vice-reitor lembrou quando o curso foi implantado em 2001, ocasião em que não haviam professores de Biologia na região. “Hoje o quadro de Ciências Biológicas é composto por 100% de professores doutores”, afirmou Lopes.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24826 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária