Mato Grosso, Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat Sinop volta às aulas com a inauguração da unidade Aquarela das Artes
PARCERIA PÚBLICO PRIVADA
Unemat Sinop volta às aulas com a inauguração da unidade Aquarela das Artes
09/10/2018 12:00:03
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira

No dia 6 de agosto de 2018 a volta às aulas da Unemat também deu início as atividades da unidade Aquarela das Artes, do câmpus de Sinop. A unidade abriga a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) com 1400 alunos matriculados. O segundo semestre iniciou na nova unidade para os alunos dos cursos de Matemática, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Sistema de Informação. A unidade faz parte de um projeto urbanístico maior. O bairro planejado Aquarela das Artes foi pensado para abrigar um polo educacional que conta com a presença da Unemat, outras instituições de Ensino Superior e instituições de Ensino Básico.

O diferencial da unidade Aquarela das Artes está em sua concepção. A JMD Urbanismo e a Zellmann Empreendimentos inovaram ao propor à prefeitura de Sinop uma antecipação de área institucional e à Unemat a construção da unidade que conta com 2.900 m² de edificação, 24 salas, sendo 19 de aula, duas de estudo e três de laboratório, mais dois blocos administrativos. A área institucional com 60 mil metros quadrados doada à Unemat recebeu investimento das empreendedoras de mais de 3,5 milhões de reais em sua edificação.

O empresário Edilson Macedo da JMD Urbanismo contou que a ideologia foi mais forte nessa empreitada e destacou ter mais de 50% de seus profissionais, do grupo Zellmann e de outros parceiros formados pela Unemat. Para o empresário “Poder contribuir para a educação, onde já existe qualidade, valores e pessoas comprometidas foi inspirador. Esse é o primeiro dos projetos de parcerias que faremos ao longo da nossa vida coorporativa”, frisou Macedo.

“Caros alunos tenham em mente que o sentido de tudo isso são vocês. Zelem pelo prédio e pela Unemat, nós lutamos 40 anos e cabe a vocês continuar essa luta. Não é só inaugurar um prédio, a diferença está no que colocamos dentro dele. Vistam a camisa da Unemat, saiam alunos bem preparados tecnicamente, zelem pelo trabalho destes empresários” pediu Ana Di Renzo que também pediu aos presentes que elejam governantes preocupados com a educação.

A reitora considerou a ocasião um momento de gratidão. “Educação pública, ensino superior, dentro do empreendimento onde qualquer coisa poderia ter sido feita”. Ela ainda lembrou de suas relações com Sinop, de ter participado da primeira reunião do primeiro câmpus inaugurado fora de Cáceres e observou que o primeiro reitor eleito, fora da cidade sede, e que assumirá a próxima gestão da Instituição, Rodrigo Zanin, é do câmpus de Sinop.  

O vice-reitor Ariel Lopes enfatizou a ação como um marco histórico para a universidade. “Em 40 anos é o primeiro empreendimento onde empresários pensam em como contribuir com a Unemat. Cultura empresarial pensando no público é algo novo”, concluiu Lopes. E, Rodrigo Zanin, apontou a iniciativa como uma quebra de paradigmas onde todos ganham, sociedade e entidades públicas e privadas.

Com a unidade Aquarela das Artes o câmpus de Sinop passa a ser o primeiro onde os professores terão escritório para trabalhem na própria Universidade, facilitando o contato com os alunos fora do horário de sala de aula. A unidade inicia suas atividades com infraestrutura de pavimentação asfáltica, estacionamento, paisagismo e reflorestamento, frutos da parceria com a prefeitura municipal que reconhece a importância da Unemat e do ensino superior gratuito de qualidade para a população sinopense.

Os acadêmicos do câmpus de Sinop que foram transferidos para a nova unidade acreditam que a mudança trará benefícios. Matheus Holzbach, do 4º semestre de Engenharia Elétrica acredita que a centralização da Facet no Aquarela das Artes melhorará a comunicação entre os cursos, a Maria Luiza Lopes Costa, do 7º semestre de Engenharia Civil, apontou a nova estrutura como melhor e mais espaçosa. Giovanna Camargo que inicia o curso de Engenharia Civil já no prédio novo disse que a reunião das exatas no Aquarela é interessante. Apesar de ter ficado mais distante de casa, como apontaram os alunos, eles admitiram que aos poucos se adequarão. O transporte público também foi pensado para atender o polo educacional proposto, e para a Viação Rosa a data também foi um início de atividades.  Juntamente com as aulas, no dia 6 de agosto, teve início a circulação das linhas de ônibus para atender o câmpus que fica a uma distância de cerca de 5,7 km da unidade do bairro Imperial.

Participaram da solenidade professores, técnicos, representantes sindicais das duas categorias (Adunemat e Sintesmat), alunos, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e imprensa que foram recebidos pela reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, o vice-reitor Ariel Lopes e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Rodrigo Zanin. O dispositivo de autoridades ainda foi composto pelo secretário de Obras, Lúcio Silva, pelos gestores do câmpus de Sinop, o diretor Político-pedagógico e Financeiro, Marion Machado Cunha, e o diretor de Unidade Regionalizada, Darlan Guimarães Ribeiro, a diretora da Facet, Kelli Cristina Moreira e os empresários Edilson Macedo e Elcio Azevedo.

Transferência – A Facet foi escolhida para ocupar as instalações da unidade Aquarelas das Artes, por meio de um referendo, com uma diferença de 300 votos. A proposta vencida previa que a Facisa e a Fael fossem as escolhidas. Votaram neste referendo a comunidade acadêmica da Unemat/Sinop.

 

 

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24713 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada