Grande número de pessoas entre estudantes, professores e membros da comunidade cacerense participaram na noite de dois de agosto de 2018 da audiência pública sobre o plano diretor realizada pela Prefeitura e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) na Escola Estadual Onze de Março (CEOM).
Após a apresentação geral sobre o que é o plano diretor e como estão sendo realizadas as etapas para a reconstrução do mesmo pelo coordenador do projeto, professor dr. João Sanches da Unemat, os participantes se dividiram em cinco grupos para conhecer o diagnóstico e o prognóstico dos problemas e potencialidades já levantados pela equipe técnica.
Cada um dos grupos trabalhou com um eixo: Ambiental, Socioeconômico, Infraestrutura, Turismo e Uso e ocupação do solo. Em cada um dos grupos, um responsável técnico apresentou os problemas encontrados pela equipe técnica e ouviu o que a população pensa a respeito e qual seria uma possível solução. A partir dessas contribuições, um novo documento será elaborado e apresentado para a população em novas audiências antes que o projeto de lei do Plano Diretor seja encaminhado a Câmara Municipal para então ser discutido novamente pelos vereadores e comunidade e só então possa ser apreciado.
Cada Plano Diretor tem validade de 10 anos, o de Cáceres está vigente, mas a Prefeitura decidiu por iniciar uma reconstrução com antecedência, e discutindo com a comunidade para que a próxima lei atenda as necessidades e anseios dos moradores. “Nós recebemos do prefeito Francis Maris a incumbência de traçar um caminho para Cáceres, mas esse caminho não é para ser traçado de forma isolada, mas com a participação coletiva”, explicou a secretária municipal de Planejamento, Nelci Longhi.
Ela destacou que somente com a participação de todos é possível fazer uma Cáceres melhor para todos, projetar a cidade que se quer daqui 25 anos. “Nós já avançamos bastante neste trabalho, os estudos mostram o que pode acontecer no futuro se não fizer nada, então temos de decidir de forma coletiva o que iremos fazer e como iremos fazer para ter a cidade que queremos”, afirmou a secretária.
O professor João Sanches explicou que a população pode conhecer e acessar tanto o diagnóstico preliminar sobre a cidade, bem como o relatório síntese do diagnóstico e prognóstico que estão disponíveis no portal da prefeitura: http://www.caceres.mt.gov.br/
O coordenador do projeto lembra que a cidade tem que atender os interesses das pessoas, por isso a participação de todos conhecendo e dando sugestões é fundamental. A construção de um novo plano diretor para Cáceres faz parte de um convênio firmado entre a Unemat, Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe) e Prefeitura de Cáceres.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24850 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária