Mato Grosso, Domingo, 20 de Abril de 2025     
Novo Portal
Passeios ciclísticos marcam comemorações de 40 anos da Unemat
UNEMAT 40 ANOS
Passeios ciclísticos marcam comemorações de 40 anos da Unemat
03/07/2018 09:34:34
por Danielle Tavares
Foto por: Moisés Bandeira

A Unemat promoveu, neste final de semana (30/06 e 1º/07), passeios ciclísticos em diferentes cidades do Estado, em comemoração ao aniversário de 40 anos da instituição. Na Sede Administrativa em Cáceres e nos câmpus de Nova Mutum, Alta Floresta e Nova Xavantina as bicicletas agitaram as ruas para marcar o aniversário de criação da universidade pública e gratuita do Estado.

Para a reitora Ana Di Renzo, mais do que incentivar a prática esportiva, o momento foi um ato político. Segundo ela, a Unemat tem garantido que muitos mato-grossenses no interior tenham a possibilidade de estudar, num momento em que a universidade pública passa por crise em todo o País.

“Estamos comemorando os 40 anos da Unemat juntamente com a sociedade em cada um de nossos câmpus, polos e núcleos. Afinal, é por causa deles que existimos e insistimos em continuar investindo na universidade pública. Nossa programação é esparramar as ações comemorativas por todo o estado, rememorando as lutas e as conquistas da Unemat, que é o patrimônio do povo mato-grossense”.

Em Cáceres, a saída ocorreu às 8h00, da Sicmatur. O percurso foi de 6 km, com duração média de uma hora. Mais de 200 pessoas, entre crianças, jovens e adultos participaram. As bicicletas passaram por pontos que marcaram a história da Unemat, como a Escola Esperidião Marques, onde iniciou o seu funcionamento ainda na década de 1970, e o local à beira do rio onde foram feitas as primeiras reuniões para a criação da instituição.  

O passeio ciclístico teve apoio do câmpus de Cáceres, Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria de Trânsito, Polícia Militar, Bombeiro Militar, Sindicato dos Profissionais Técnicos da Educação Superior (Sintesmat) e Bike Cáceres.

Já em Nova Mutum, o passeio ciclístico reuniu cerca de 150 ciclistas entre acadêmicos, professores, técnicos e comunidade em geral. Cada participante colaborou com um litro de leite, que será entregue ao Programa Banco do Leite, ligado à Igreja Católica, em atendimento a cerca de 200 famílias. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, estabelecimentos comerciais e industriais.

PRÓXIMAS AGENDAS COMEMORATIVAS:

12 de julho, às 16 horas: Abertura da exposição de fotografias "Memórias da Unemat", em Alta Floresta.

13 de julho, às 22 horas: Unemat Fest 40 anos, em Alta Floresta.

20 de julho: Sessão Solene do Conselho Superior (Consuni), de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) e Conselho Curador (Concur), em Cáceres.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24825 | Impressões: 158400
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada