O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Sinop realizou na sexta-feira (22) a primeira banca de defesa de dissertação de mestrado.
O trabalho, ‘Políticas públicas para a área de Linguagens na Rede Estadual de Educação de Mato Grosso: Ações e perspectivas de formação nos dizeres de professoras formadoras do Cefapro/Sinop’, foi apresentado por Sara Cristina Gomes Pereira, sob orientação da professora Leandra Ines Seganfredo Santos, que é coordenadora do Mestrado Acadêmico em Letras.
A banca examinadora foi composta pelos professores Albina Pereira Pinto Silva, da PPGLetras da Unemat, e Kleber Aparecido da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB).
Kleber é parceiro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística (Geplias), e realizou no mesmo dia a palestra ‘A formação de professores de línguas estrangeiras em contextos de internacionalização: Avanços e desafio’. “A proposta deste trabalho está dentro da bandeira que defendemos” afirma Kléber. “Realça a importância não só da pesquisa local, mas também dos desdobramentos no cenário brasileiro”, disse o professor.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Rodrigo Bruno Zanin, esteve presente na defesa e destacou que ela marca um novo momento da pós-graduação, principalmente para o Câmpus de Sinop. “Isto mostra que o planejamento e a dedicação do grupo começam a surtir efeito. Começamos a formar profissionais em nível de mestrado para toda uma região”, disse Zanin.
De acordo com a coordenadora do Mestrado Acadêmico em Letras da Unemat em Sinop, Leandra Santos, este é um momento muito importante, não somente para esta que é a primeira turma do Programa iniciado em 2016. “Chegarmos até aqui é o reflexo do comprometimento dos professores e dos alunos”, defende Leandra. “Temos acompanhado o percurso de desenvolvimento das pesquisas, nas linhas de Estudos Linguísticos e Literários, e, certamente, teremos muitos trabalhos de alto nível, que refletem questões locais em diálogo com o global”, afirma a coordenadora.
Para a primeira aluna a receber o título de mestre pelo PPGLetras, os profissionais da educação almejam continuar os estudos e, poder fazer isso no município em que residem ou em cidades próximas, é um privilégio. “A pesquisa que elaborei trata de questões com as quais eu trabalho. Vivenciamos muitos desafios”, disse Sara. “Agora, este trabalho será apresentado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e ao Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapro-MT), em busca de ajustes na implementação da formação continuada da área de Linguagens, o que trará desdobramentos em mais de 58 escolas estaduais”, destacou a mais nova mestre da Unemat.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24818 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária