O curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)em Tangará da Serra realiza amanhã (19), às 19:30, a abertura da exposição fotográfica ‘Imagens da cidade’. Será realizada uma mesa de debate sobre o papel social da fotografia, com a participação dos fotógrafos João Vieira e Tchélo Figueiredo, ambos de Cuiabá, além de professores do curso de Jornalismo. A exposição segue até o dia 12 de julho, no Auditório da Universidade. A entrada é gratuita.
O evento começa com a apresentação musical de Jorge Félix, aluno de Jornalismo. Em seguida, os fotógrafos convidados explanam sobre o papel social da fotografia e apresentam um pouco do percurso fotográfico percorrido por cada um. Completam a mesa os professores Alexandre Botton e Lawrenberg Advíncula da Silva.
A exposição é fruto das aulas de Linguagem Fotográfica, ministradas aos alunos do primeiro e segundo semestres do curso. São mais de 90 fotos que retratam conhecidos pontos da cidade sob diferentes ângulos e enquadramentos. E, além das fotografias dos acadêmicos, a exposição conta também com imagens cedidas pelos dois fotógrafos convidados.
Segundo os professores responsáveis pela mostra, a intenção da atividade é incitar o senso estético e crítico dos alunos, além de promover a circulação do material produzido a partir do conteúdo ministrado ao longo do semestre. “A exposição será uma oportunidade para estudantes, professores e comunidade em geral para falarem de fotografia, a partir de olhares mais questionadores do que contemplativos. A ideia é evidenciar elementos sitiados além da beleza e da sensibilidade das imagens, ao pensar, por exemplo, o papel de quem fotografa e as interpreta na construção de um sentido de memória social, talvez mais efetivo, senão substitutivo dos mediados pelos livros didáticos de História”, explica Lawrenberg.
Na manhã de quarta-feira (20), Tchélo Figueiredo e João Vieira irão ministrar minicursos aos alunos de Jornalismo. As atividades serão realizadas no Centro Cultural da cidade.
Convidados
João Vieira é natural de Cuiabá e iniciou carreira fotográfica aos 16 anos. Formou-se em Jornalismo pelo Instituto Varzeagrandense de Ensino (IVE), e desde 2003 atua em fotojornalismo. Passou pelo jornal Diário de Cuiabá e pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Várzea Grande, e atua desde 2007 no jornal A Gazeta, em Cuiabá. Além de fotojornalista, João é técnico em flash, máquinas e lentes fotográficas.
Tchélo Figueiredo é natural de Belém, Pará. Mudou-se para Várzea Grande, Mato Grosso, em janeiro de 1992, onde estudou e concluiu o segundo grau. Em 2004 formou-se em Rádio e TV pela Universidade Federal de Mato Grosso (FMT). Atuou em jornais, revista e sites de notícias de Cuiabá, tendo inclusive inserções em sites e jornais nacionais. Atualmente Tchélo trabalha em projetos autorais e presta serviço para a Pau e Prosa Assessoria e para a ZF Comunicação.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24832 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária