Teve início às 9 horas da manhã desta quinta-feira (7) o processo eleitoral para escolher a nova gestão da reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para o período de 2019 a 2022. A comunidade acadêmica da Unemat, composta por mais de 22 mil estudantes, 870 docentes e 620 profissionais técnico-administrativos, por comparecer às urnas até as 22 horas.
“A expectativa é que transcorra tudo tranquilamente e, a partir das 22 horas, nós começaremos a receber as atas de apuração, que serão inseridas no sistema de gerenciamento e as pessoas poderão acompanhar o processo de apuração em tempo real ”, disse o presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC), professor Roberto Arruda.
A votação ocorre hoje (7) das 9 às 22 horas, horário oficial de Mato Grosso. É importante lembrar que hoje é dia letivo, e as atividades administrativas e acadêmicas ocorrerão normalmente. Por isso, os eleitores devem se organizar para evitar filas.
São 75 pontos de votação, com urnas distribuídas em todo o Estado, localizadas nos câmpus, núcleos pedagógicos, polos de ensino a distância, sede administrativa e escritório regional da Unemat em Cuiabá.
Para votar é necessário identificar-se para a mesa receptora de votos, por meio de documentos oficiais com foto, como cédula de identidade de Registro Geral (RG), Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, Carteira Profissional/Funcional ou Militar. Será aceito boletim de ocorrência datado de, no máximo, 30 dias antes do pleito.
Resultado
A apuração terá início imediatamente após o encerramento da votação. Será eleita a chapa que obtiver o maior percentual de votos válidos, considerando a paridade nos três segmentos da comunidade universitária.
A posse da chapa eleita será no dia 20 de dezembro de 2018, após publicação do Decreto de Nomeação pelo governador do Estado de Mato Grosso. O mandato terá início em 1º de janeiro de 2019 e conclui-se em 31 de dezembro de 2022.
Colégio eleitoral
Na Unemat, o voto é paritário, direto, livre e secreto. Têm direito a voto todos os professores e profissionais técnico-administrativos (PTES) efetivos, estudantes regularmente matriculados em pelo menos uma disciplina no semestre 2018/1, nos cursos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu), incluindo modalidades diferenciadas.
Também podem votar os servidores efetivos cedidos pela Unemat, profissionais afastados para qualificação, assim como para concorrer a outro pleito no âmbito municipal, estadual ou federal, desde que se encontrem em sua respectiva unidade de lotação. Já aqueles cedidos para a Universidade não têm direito a voto. O eleitor que fizer parte de mais de um segmento da comunidade acadêmica (docente, discente e PTES) terá direito a somente um voto.
Candidatos
Duas chapas concorrem às eleições para os cargos de reitor e vice-reitor da Unemat: a Chapa 1 é composta pelos professores Rodrigo Bruno Zanin e Nilce Maria da Silva, e a Chapa 2 pelos professores Edna Luzia Almeida Sampaio e Isaac Newton Almeida Ramos.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24870 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária