Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Câmpus de Alta Floresta prossegue com comemorações de 40 anos da Unemat
CELEBRAÇÃO
Câmpus de Alta Floresta prossegue com comemorações de 40 anos da Unemat
04/06/2018 16:39:17
por Nataniel Zanferrari

O Câmpus Universitário de Alta Floresta prossegue com as comemorações dos 40 anos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). As comemorações no câmpus tiveram início em abril e prosseguem até este mês de junho.

 

Contos e causos

Momentos agradáveis e descontraídos aconteceram na roda de conversa realizada pelo Câmpus de Alta Floresta, onde ex-professores e antigos alunos puderam se reencontram e encontrar os atuais alunos e professores da Unemat, para contar e compartilhar suas histórias e caminhadas profissionais.

 

Exposição do Conhecimento

A Unemat realizou a 1ª edição da Exposição do Conhecimento: a comunidade acadêmica teve a oportunidade de visitar estandes preparados cuidadosamente por cada laboratório de pesquisa do Câmpus de Alta Floresta, sendo possível conhecer equipamentos, imagens, livros, revistas e outros produtos resultantes do trabalho de pesquisadores. O Câmpus dispõe de 20 laboratórios de pesquisa. A Exposição foi organizada por Pedro Eisenlohr e Rudimaria dos Santos.

 

Minicurso de Fotografia

O Câmpus também ofereceu um minicurso de fotografia básica voltado para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio e a profissionais da educação, com objetivo de orientar as técnicas básicas de fotografar e proporcionar dicas de como fazer bom uso do celular para eventos pedagógicos e de pesquisa nas escolas. O curso foi ministrado por Mequiel Zacarias, graduado em Ciências Biológicas e Jornalismo pela Unemat e atualmente cursando Direito.

 

Conscientização sobre Autismo

Os alunos, professores e profissionais técnicos do Câmpus, juntamente com familiares, participaram da Caminhada de Conscientização do Autismo, evento que busca agregar toda a sociedade para poder melhorar o entendimento sobre as necessidades das pessoas com autismo.

Esta ação vem ao encontro com as políticas públicas que a Unemat vem desenvolvendo ao longo de sua história, e o curso de Ciências Biológicas abraçou a causa, proporcionando roda de conversa sobre autismo.

Para dialogar com os acadêmicos sobre os direitos de aprendizagem dos alunos, a roda foi composta pela engenheira florestal Priscila Figueiredo, mãe de uma criança com autismo; pela professora Waleska Arruda, do curso de Ciências Biológicas; e a professora Carmélia Santana, da Escola Municipal Professor Benjamin Pádoa.

Foi possível perceber o interesse dos alunos, pois nos momentos de estágios, os acadêmicos tem estes enfrentamentos com esta demanda  e não  terem  situações de intervenções significativas no momento. Outros momentos de roda de conversa sobre outras deficiências, transtornos ou distúrbios ocorreram durante o ano letivo, pois o Licenciado precisam estar preparados para atender todas as demandas da Educação Básica.

 

Plantio de árvore

As comemorações no câmpus alta-florestense tiveram início no dia 23 de abril, quando foi realizado o plantio de uma muda de árvore pelos calouros de Engenharia Florestal do Câmpus de Alta Floresta. A muda é da espécie Bertholletia excelsa, popularmente conhecida como castanha-da-amazônia, castanha-do-acre, castanha-do-brasil, castanha-do-pará, noz amazônica, noz boliviana, tocari e tururi. A atividade foi coordenada pelo professor Rubens Rondon Neto.

 

Alta Floresta

Criado legalmente em 1991, o Câmpus Universitário de Alta Floresta recebeu os primeiros acadêmicos em 1992, atendendo à população dos municípios do Norte do Estado, principalmente Carlinda, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Paranaíta e Sinop. Atualmente, o câmpus oferta semestralmente vagas nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Direito e Engenharia Florestal. Também abriga os mestrados de Biodiversidade e Agrossistemas Amazônicos e de Genética e Melhoramento de Plantas, desenvolvido junto com os câmpus de Cáceres e Tangará da Serra.

A unidade regional conta com três instalações físicas, sendo a Unidade I o local que abriga a administração central e os cursos de pós-graduação, na Unidade II localizam-se os cursos de graduação e a Secretaria Acadêmica, e a Unidade III sendo o Museu de História Natural.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24724 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada