A Prefeitura Municipal de Cáceres e a Universidade do Estado de Mato Grosso concluíram a primeira etapa de visitas nos imóveis da cidade de Cáceres para a composição do Cadastro Territorial Multifinalitário – CTM, desenvolvido por meio do convênio firmado entre a Unemat, Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe) e Prefeitura de Cáceres. Nesta primeira etapa foram visitados 3.694 lotes localizados em 11 bairros da cidade.
A próxima etapa de visita de campo deverá abranger 19 mil lotes em diferentes bairros, principalmente nos bairros adjacentes ao bairro Centro, onde a quantidade de moradias e construções é menor. A professora doutora Sandra Mara Alves da Silva Neves, coordenadora do projeto Cadastro Territorial Multifinalitário explica que a meta é concluir as entrevistas e visitas desses lotes em cerca de 45 dias. “No entanto, o trabalho da equipe vai muito além das visitas dos nossos recenseadores no local, quando são feitas as entrevistas para o preenchimento do formulário, antes disso é feito um mapeamento e a checagem da inscrição de cada imóvel, a migração de dados para o aplicativo e só então o trabalho de campo pode acontecer. Após isso, é feito uma nova checagem em laboratório para que possamos então emitir um relatório para a prefeitura. É um trabalho bastante completo e complexo, que poucas cidades brasileiras possuem”, afirma a professora.
O trabalho de visita segue a divisão tributária existente em Cáceres que dividiu a cidade em 09 zonas tributárias e essas em 32 setores. Dessa forma, muitas vezes as visitas não contemplam um bairro na sua totalidade, pois sua extensão territorial pode estar distribuída em duas ou mais zonas e setores. Nessa primeira etapa foram visitados imóveis em 6 zonas e 8 setores, que contemplaram os seguintes bairros: Cavalhada I, Santa Rosa, Olhos D´Água, Joaquim Murtinho, Centro, Cohab Velha, Vila Mariana, São Miguel, Jardim Panorama, Jardim São Luiz da Ponte e Santa Cruz.
Para a realização de todo esse trabalho, a equipe que desenvolve o Cadastro Territorial Multifinalitário, que tem como objetivo subsidiar o poder municipal com informações reais de cunho econômico, social e ambiental das áreas urbanas do município, é composta com 55 pessoas entre acadêmicos, professores e fiscais da prefeitura. “É um trabalho meticuloso, que demanda um esforço grande, mas que só pode acontecer se a população participar abrindo suas residências e respondendo ao formulário que busca colher dados sobre a nossa cidade e nossa população. Todos os nossos recenseadores estão identificados, utilizam camisetas, crachás e bonés e portam um tablete para colher as informações. Cada local pode ser visitado até três vezes por um mesmo recenseador, e em cada tentativa é deixada uma correspondência avisando da visita e deixando meios do morador agendar um melhor horário para receber a visita e responder o formulário”, esclarece a professora Sandra.
A secretária de Planejamento da Prefeitura, Nelci Eliete Longhi, explica que o convênio firmado entre a Prefeitura e a Unemat prevê quatro projetos: Cadastro Territorial Multifinalitário, Plano Diretor, Plano de Mobilidade Urbana (trânsito) e Reestruturação Fiscal e Tributária que vão preparar a cidade para os próximos 25 anos. “Estamos atendendo uma determinação do prefeito Francis Maris Cruz em deixar Cáceres preparada, com bases sólidas para que o poder público atenda de fato as necessidades da população, mas para isso é preciso contar com a participação de todos nessa construção, seja participando das audiências públicas, seja recebendo os recenseadores”, diz.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24862 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária