Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza fórum simulado da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas
POLÍTICA INTERNACIONAL
Unemat realiza fórum simulado da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas
21/05/2018 11:15:06
por Nataniel Zanferrari
Atualmente, a disciplina conta com 60 alunos matriculados, representando 28 países
Atualmente, a disciplina conta com 60 alunos matriculados, representando 28 países

O curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Barra do Bugres está desenvolvendo, na disciplina de Política Internacional, uma atividade diferente: trata-se de um fórum online simulando a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Coordenada pelo professor Romyr Conde Garcia, a atividade já conta com participantes de outros cursos do Câmpus Universitário de Barra do Bugres, além de alunos da Unemat em Cáceres, alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e professor da Unemat em Tangará da Serra.

“Este curso pretende tirar os participantes do lugar comum dos cursos de Direito e apresentá-los ao universo da política internacional e da diplomacia”, explica Romyr. “Este curso dá a oportunidade de ampliar os horizontes do que está ocorrendo no mundo, as disputas comerciais, territoriais e ideológicas, e o que as nações estão fazendo para viver em equilíbrio”, afirma o professor.

Após a introdução teórica sobre política internacional, além de conceitos e práticas diplomática, o aluno terá que aplicar esse conhecimento em avaliações práticas, que são as plenárias presenciais e os fóruns de debate, e em avaliações por escrito.

As avaliações práticas procuram simular reuniões do Conselho de Segurança da ONU, além de outras organizações internacionais como o Mercado Comum do Sul (Mercosul), a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização Mundial do Comércio (OMC), a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e a União Europeia (EU). Para isso, os alunos devem formar grupos e representar os interesses do país que escolheram. “Este momento é chave no curso, pois, diante de um universo tão vastos de interesses e conhecimentos, privilegia o estudo de um determinado país e como este se situa diante do quadro geral da política internacional”, explica o professor.

A avaliação por escrito é individual e teórica, e também são realizadas quatro avaliações simuladas: duas online e duas presenciais. “Espero que possamos fazer um belo trabalho juntos e, ao encerrar este curso, desejo que o interesse pelo que ocorre no mundo das nações se amplie, bem como os horizontes profissionais que isso poderá oferecer”, afirma o professor.

Foi realizado, durante todo o mês de abril, um fórum simulando a Assembleia Geral da ONU, com as discussões girando em torno da expulsão de 23 diplomatas russos do Reino Unido, em retaliação contra o envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal em solo britânico, mas logo a discussão evoluiu para debater o ataque realizado por Estados Unidos, França e Reino Unido contra a Síria.

Atualmente, a disciplina conta com 60 alunos matriculados, representando 28 países. “Caso o interesse e a procura pela disciplina aumente, permitirá que transformemos esta atividade em um projeto de extensão”, afirma Romyr.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24700 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada