Mato Grosso, S�bado, 20 de Julho de 2024     
Novo Portal
Professor de Ciência da Computação da Unemat recebe título de mestre
BARRA DO BUGRES
Professor de Ciência da Computação da Unemat recebe título de mestre
10/05/2018 16:10:04
por Nataniel Zanferrari

O professor José Fernandes Torres da Cunha, do curso de Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Barra do Bugres, recebeu na sexta-feira (4) o título de mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Unemat, na linha de pesquisa ‘Tecnologias digitais no ensino de Ciências e Matemática’. José Fernandes defendeu, no último dia 25, sua dissertação de mestrado, intitulada ‘Blended learning e multimodalidade na formação de continuada de professores para o ensino de Matemática’, pelo PPGECM no Câmpus Universitário Deputado Estadual Renê Barbour, em Barra do Bugres

A defesa ocorreu em 14 meses, o tempo mínimo aceito pelo Programa. José Fernandes já havia cursado duas disciplinas como aluno especial no PPGECM. A pesquisa foi orientada pela professora Daise Lago Pereira Souto, tendo como objeto de investigação um curso de formação continuada, ofertado no modelo híbrido, com momentos presenciais e à distância online, com uso da plataforma Google for Education.

O curso foi ofertado por meio de um projeto de extensão universitária coordenado pelo professor José Fernandes, institucionalizado junto à Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da Unemat. O seu planejamento teve a participação do Polo de Tangará da Serra do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapro-MT), e sua execução teve a colaboração de pós-graduandos do PPGECM e de bolsistas de iniciação científica do curso de Matemática.

Os participantes da pesquisa foram professores que atuam no Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública estadual do município de Barra do Bugres. Ao final da investigação, o pesquisador concluiu que as tecnologias digitais utilizadas durante o desenvolvimento do curso de formação continuada contribuíram para romper com a ‘encapsulação’ na formação do professor.

O estudo enfatizou a necessidade de repensar os modelos de formação inicial e continuada de professores. Além disso, apontou adoção de modelos híbridos de formação de professores, intitulada pelo professor de ‘blended-formação’, como um dos caminhos para promover o desenvolvimento dos saberes necessários para a docência na cibercultura. A pesquisa foi fundamentada na Teoria da Atividade.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24717 | Impressões: 143768
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada