Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Ação possibilita instruções de planejamento da carreira acadêmica
TANGARÁ DA SERRA
Ação possibilita instruções de planejamento da carreira acadêmica
07/05/2018 11:22:51
por Antônia Alves Pereira

Semanalmente, os calouros do Curso de Agronomia, do câmpus da Unemat de Tangará da Serra, discutem sobre as áreas de atuação do profissional e recebem instruções de planejamento da carreira acadêmica. O corpo docente aponta a ação como propulsora da alta procura pelo curso e pela quase inexistência de vagas remanescentes.

“Introdução à Agronomia” é realizada desde o primeiro semestre de 2017, às quartas-feiras, dia reservado para a realização de palestras ministradas por professores e profissionais do mercado. A cada semestre, participam em torno de 30 acadêmicos em média. Até o momento já foram atendidos mais de 90 estudantes.

O cronograma básico envolve apresentação do curso, importância do ciclo básico, das grandes áreas do conhecimento e reflexões acerca desse processo. Os coordenadores da ação são os professores Márcio Osvaldo Magalhães e José Roberto Rambo.

Em três semestres, já foram trabalhados temáticas relacionadas às áreas de ciências do solo, engenharia agrícola, fitotecnia, zoologia, zootecnia, extensão rural, dentre outros. A atuação profissional do engenheiro agrônomo foi discutida a partir dos profissionais egressos da Unemat, além de relatos de experiências.

“A perspectiva é que os resultados sejam percebidos a longo prazo. No entanto, os professores que ministram disciplinas para os primeiros acadêmicos envolvidos na atividade, têm percebido uma evolução e maior envolvimento em relação aos semestres anteriores,” afirma o professor Rambo.

Além do mais, os acadêmicos passam a ter um envolvimento maior com as disciplinas, com projetos de extensão, pesquisa e inserção mais efetiva nos laboratórios. “Percebi que os alunos agora se preocupam em entender como o conteúdo ministrado na disciplina se relaciona com a formação em Agronomia”, relata o docente Paulo Ricardo Junges dos Santos.

Igualmente, os acadêmicos se mostram satisfeitos com a atividade. “Acabamos conhecendo mais do curso e os professores, e isso nos ajuda muito. Para mim, em específico, foi ótimo,” comemora a acadêmica Natalia Dias da Silva, 2º Semestre. Para Mayer Steven dos Santos, estudante do 3º semestre, a atividade “abre um leque de opções, de informações, de recomendações que nos ajudam a muito, principalmente para quem ingressa na vida universitária”.

Entre os acadêmicos do curso que trocaram experiência com os calouros, está Lucas de Jesus Santos, 9º semestre. “Se nós tivéssemos tido isso quando fomos ingressantes, teria ajudado muito. Pois entramos muito despreparados na universidade, e os calouros estavam bem interessados em querer saber mais sobre a vida universitária,” lamenta.

“Ações como essa são cruciais para a inclusão. Além de serem acolhedoras e inspirarem sentidos de pertencimento, promovem a democracia no compromisso social da Universidade”, afirma a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg), Vera Lúcia Maquêa.

 

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24702 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada