Semanalmente, os calouros do Curso de Agronomia, do câmpus da Unemat de Tangará da Serra, discutem sobre as áreas de atuação do profissional e recebem instruções de planejamento da carreira acadêmica. O corpo docente aponta a ação como propulsora da alta procura pelo curso e pela quase inexistência de vagas remanescentes.
“Introdução à Agronomia” é realizada desde o primeiro semestre de 2017, às quartas-feiras, dia reservado para a realização de palestras ministradas por professores e profissionais do mercado. A cada semestre, participam em torno de 30 acadêmicos em média. Até o momento já foram atendidos mais de 90 estudantes.
O cronograma básico envolve apresentação do curso, importância do ciclo básico, das grandes áreas do conhecimento e reflexões acerca desse processo. Os coordenadores da ação são os professores Márcio Osvaldo Magalhães e José Roberto Rambo.
Em três semestres, já foram trabalhados temáticas relacionadas às áreas de ciências do solo, engenharia agrícola, fitotecnia, zoologia, zootecnia, extensão rural, dentre outros. A atuação profissional do engenheiro agrônomo foi discutida a partir dos profissionais egressos da Unemat, além de relatos de experiências.
“A perspectiva é que os resultados sejam percebidos a longo prazo. No entanto, os professores que ministram disciplinas para os primeiros acadêmicos envolvidos na atividade, têm percebido uma evolução e maior envolvimento em relação aos semestres anteriores,” afirma o professor Rambo.
Além do mais, os acadêmicos passam a ter um envolvimento maior com as disciplinas, com projetos de extensão, pesquisa e inserção mais efetiva nos laboratórios. “Percebi que os alunos agora se preocupam em entender como o conteúdo ministrado na disciplina se relaciona com a formação em Agronomia”, relata o docente Paulo Ricardo Junges dos Santos.
Igualmente, os acadêmicos se mostram satisfeitos com a atividade. “Acabamos conhecendo mais do curso e os professores, e isso nos ajuda muito. Para mim, em específico, foi ótimo,” comemora a acadêmica Natalia Dias da Silva, 2º Semestre. Para Mayer Steven dos Santos, estudante do 3º semestre, a atividade “abre um leque de opções, de informações, de recomendações que nos ajudam a muito, principalmente para quem ingressa na vida universitária”.
Entre os acadêmicos do curso que trocaram experiência com os calouros, está Lucas de Jesus Santos, 9º semestre. “Se nós tivéssemos tido isso quando fomos ingressantes, teria ajudado muito. Pois entramos muito despreparados na universidade, e os calouros estavam bem interessados em querer saber mais sobre a vida universitária,” lamenta.
“Ações como essa são cruciais para a inclusão. Além de serem acolhedoras e inspirarem sentidos de pertencimento, promovem a democracia no compromisso social da Universidade”, afirma a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg), Vera Lúcia Maquêa.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24802 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária