O Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Prof-Água 2018) começa a ser oferecido de forma inédita no estado, após aprovação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), como integrante da rede. O Coordenador Geral do Prof-Água da Unesp, Jefferson Nascimento de Oliveira, esteve reunido com a reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso, nesta sexta-feira (04/05), em Cáceres.
O programa oferta 272 vagas, distribuídas em diferentes localidades do país. A Unemat disponibiliza 20 vagas. O edital para a seleção da primeira turma, ofertada em Mato Grosso, já está aberto e pode ser acessado clicando aqui.
São 14 Instituições de Ensino Superior participantes do Prof-Água. Na região Centro-Oeste, somente a Unemat e a Universidade de Brasília integram a rede. A Universidade foi selecionada em edital específico e um dos fatores determinantes para sua adesão foi a capilarização da instituição em todo o estado. “A academia precisa começar a se interiorizar mais. Temos que fazer ciência para quem precisa. O mestrado profissional busca, prioritariamente, proporcionar uma formação teórica, conceitual e metodológica aos profissionais que atuam na área de recursos hídricos, aprimorando seu desempenho, a partir de uma atuação mais crítica”, explicou o professor Jefferson de Oliveira.
“A nossa entrada no Prof-Água é de uma importância enorme, não só para a Universidade, mas para toda a região Centro-Oeste, contribuindo com a produção de conhecimentos sobre Recursos Hídricos e para a formação de profissionais, especialmente que atuam no âmbito do Estado e municípios”, disse a reitora da Unemat, Ana Di Renzo.
O Prof-Água tem como público-alvo profissionais de órgãos gestores de recursos hídricos em nível federal, estadual e municipal, agências de água, comitês de bacia hidrográfica ou conselhos de recursos hídricos, seja participando desses órgãos ou submetendo pedidos ou projetos de utilização e controle de recursos hídricos.
Inscrições para o processo seletivo – Encontra-se aberto, até o dia 29 de maio, o período de inscrição ao Prof-Água 2018, somente pelo site oficial do programa. O valor da taxa de participação é de R$ 68.
Exame de acesso - O processo seletivo constará de três fases: prova de conhecimentos específicos em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (dia 30 de junho), avaliação da proposta de Projeto de Pesquisa e prova de títulos com base em currículo documentado. O resultado final será publicado dia 03 agosto.
As aulas terão início em 17 de agosto e ocorrerão as sexta-feira e sábados, no Instituto de Pesquisa do Pantanal (INPP), sediado em Cuiabá. É um curso presencial, com utilização de tecnologias de informação e comunicação aplicadas a educação a distância (EaD) para o desenvolvimento de parte das atividades acadêmicas.
Pesquisadores-docentes dos câmpus da Unemat em Barra do Bugres, Tangará da Serra, Cáceres e Alta Floresta vão atuar junto ao Programa. Por isso, as pesquisas poderão ser desenvolvidas nos vários locais onde a Universidade se faz presente.
Saiba mais no site da Prof-Água da Unemat: http://portal.unemat.br/?pg=site&i=profagua&m=inicio
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24840 | Impressões: 158381 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária