Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Programa da Unemat é selecionado pelo Laboratório de Inovações em Educação em Saúde da Opas/OMS
TANGARÁ DA SERRA
Programa da Unemat é selecionado pelo Laboratório de Inovações em Educação em Saúde da Opas/OMS
26/03/2018 17:44:03
por Nataniel Zanferrari

O Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde (Esqualos), um programa de extensão criado a partir de uma parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e dos serviços de saúde de Tangará da Serra, foi um dos escolhidos dentre 251 projetos inovadores pelo Laboratório de Inovações em Educação em Saúde, coordenado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Unemat expôs as propostas do Esqualos no Seminário de Apresentação realizado em Brasília entre dias 6 e 8 de março.

O Esqualos participou do primeiro edital de seleção de experiências exitosas no território nacional. De um total de 251 inscrições recebidas, foram selecionadas 45 experiências inovadoras, pelo Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges) do Ministério da Saúde, pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e por pesquisadores da área. Após o Seminário de Apresentação das experiências em Brasília, o Esqualos ficou entre as 31 experiências que receberão a visita in loco para conhecer a estrutura e organização. Após as visitas, a comissão selecionará 15 experiências que serão sistematizadas e divulgadas pelo Laboratório de Inovação.

O coordenador do programa de extensão, Josué Gleriano, destacou que o Esqualos ter sido selecionado entre as 45 experiências já foi um excelente resultado, e a oportunidade de apresentar a nível nacional foi valiosíssimo para a troca de conhecimento. “Somos um programa de extensão muito novo, com apenas um ano de funcionamento, mas que cabe destacar também que a própria trajetória de construção e fazer acontecer desse escritório pode ser considerada um produto, uma vez que abriu caminhos em uma abordagem multidisciplinar, de intensa articulação institucional, consolidou processos e experiências que podem direcionar outros projetos”, comentou o professor.

A coordenadora da Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde da Opas, Monica Padilla, ressaltou a contribuição das experiências na discussão da política de Educação Permanente em Saúde na Região das Américas. “Este encontro não é só para avaliar mas para aprender. O Brasil, por meio do SUS, é um dos poucos países que tem uma política de Educação Permanente institucionalizada”, afirma Monica.

 

Esqualos

O Esqualos é um programa de extensão criado a partir de uma parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e dos serviços de saúde de Tangará da Serra, numa perspectiva interprofissional, para despontar um caminho para a prática reflexiva como elemento transformador do cotidiano educativo dos serviços de saúde no que se refere à qualidade desde a organização à atenção à saúde.

 

Laboratório de Inovações em Educação em Saúde

O Laboratório de Inovações em Educação em Saúde da Opas/OMS objetiva realizar um mapeamento das experiências de educação permanente, inclusive aquelas de tipo experimental ou piloto que aportam elementos de inovação neste campo. O Laboratório busca captar e documentar os conhecimentos considerados mais exitosos, inovadores e relevantes, dando prioridade aos projetos já implementados que tenham como base evidências sobre a formação e qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde e que apresentam contribuições para a melhoria do processo de trabalho em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

O registro do seminário também é compartilhado no Observatório Regional de Recursos Humanos da Opas, para que outros países das Américas possam acompanhar as discussões. A visita está previamente agenda para o mês de Maio/2018.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24705 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada