Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Indígena egresso da Unemat defende dissertação de mestrado em Estudos Literários
PÓS-GRADUAÇÃO
Indígena egresso da Unemat defende dissertação de mestrado em Estudos Literários
22/03/2018 18:36:17
por Hemilia Maia
Foto por: Arquivo Pessoal
Mestrando Marcio Corezomaé, professor Agnaldo Silva e o cacique Lucimar Calomezoré
Mestrando Marcio Corezomaé, professor Agnaldo Silva e o cacique Lucimar Calomezoré

Marcio Monzilar Corezomaé  da etnia Balatiponé-Umutina é o primeiro indígena a defender dissertação de mestrado no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPGEL) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A defesa da dissertação na área de Literatura, dentro da Linha de Pesquisa: Literatura e Vida Social foi realizada quarta-feira (21), com a presença do cacique da Aldeia Umutina, Lucimar Calomezoré, do município mato-grossense de Barra do Bugres, distante cerca de 160 km da capital do estado.

A dissertação intitulada "Matáre pitukwá makewá: Narrativa mítica e (re) significação entre o povo indígena Balatiponé-Umutina - Mato Grosso/Brasil", discutiu um corpus de narrativas míticas registradas pelo etnógrafo Harald Schultz, entre os anos de 1943 e1945.    

O professor orientador da dissertação, pós-doutor em Letras, Agnaldo Rodrigues da Silva,  contou que "o trabalho foi pautado nas teorias da cultura, da narrativa e do mito; fundamentalmente, a dissertação focou os contextos histórico, político e sociocultural, nos quais as narrativas foram registradas, identificando os mitos indígenas nelas representados para, enfim, analisar as suas transformações ao longo das épocas, bem como a (re)significação entre o povo indígena Balatiponé-Umutina".

De acordo com Agnaldo Silva, Marcio, que é egresso da Faculdade Indígena Intercultural da Unemat, pretende dar continuidade a sua pesquisa em nível de doutorado. A reitora, Ana Di Renzo, comemora a conquista pessoal de Marcio e cita o resultado das ações afirmativas, dentro da Instituição, que possibilitam aos alunos a formação continuada. "De fato nossos programas permitem a inclusão social", reforça a reitora.

Na banca examinadora estavam os professores Agnaldo Rodrigues da Silva da Unemat, Benjamin Abdala Junior da Universidade de São Paulo (USP) e Divanize Carbonieri da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24701 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada