Os favorecidos com o recurso liberado pelo Ministério da Educação (MEC) para compra de equipamentos como gravadores e filmadoras serão os 200 acadêmicos do Projeto 3º Grau Indígena que dão início em janeiro aos trabalhos de conclusão de curso. A formatura da 1ª turma do projeto da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está prevista para julho de 2006 no campus de Barra do Bugres.
É no último semestre que começa a fase de organização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) após a pré-definição do tema, alvo da pesquisa acadêmica. Mas alguns acadêmicos indígenas já deram início à etapa de elaboração de seus projetos, que prevêem, por exemplo, a utilização de câmeras fotográficas pra registro das atividades.
Caso de acadêmicos Tapirapé que pretendem analisar a língua, música, dança e outros aspectos da sua cultura na forma de registro oral e audiovisual com o objetivo de enriquecer a pesquisa e preservar os costumes e a memória de seu povo.
O grafismo Haliti-Paresi vai ser objeto de pesquisa de um acadêmico da etnia, que irá fotografar imagens e colher depoimentos sobre seus significados. O povo Paresi teve sua origem na região conhecida como ponte de pedra, localizada no município de Campo Novo dos Parecis. Ali os ancestrais do povo Paresi Wazare espalhou seus subgrupos Waymare, Kaxiriti, Enomaniyere e Kozarene.
“Já está sendo feito um trabalho de gravação de depoimentos e cantos Tapirapé executados durante a festa Xario pelos índios mais velhos. O material coletado na pesquisa vai ser utilizado posteriormente nas escolas indígenas”, revela Elias Januário, coordenador do 3º Grau Indígena.
Ele comenta que a morte dos índios mais velhos associada à falta de registro de seus conhecimentos acarreta na perda da cultura dos povos indígenas. “Essa é uma oportunidade de sistematizar o rico conhecimento dessas etnias e criar um acervo cultural montado pelos próprios acadêmicos indígenas sob a orientação dos professores”.
Parceria
A liberação do recurso contou com o intermédio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) junto à Secretaria de Educação Superior (SESU). “A parceria é importante e marca a abertura de um canal de comunicação e apoio efetivo do governo federal a projetos de formação superior indígena nas universidades estaduais”, avalia Januário.
O projeto 3º Grau Indígena é executado pela Unemat em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e a prefeitura de Barra do Bugres e atende professores de 36 etnias indígenas de Mato Grosso e de outros 11 estados que lecionam em escolas indígenas do ensino fundamental e médio.
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30/07/2021
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