Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat realizará pesquisa sobre planta invasora que compromete o Pantanal e cidade boliviana
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Unemat realizará pesquisa sobre planta invasora que compromete o Pantanal e cidade boliviana
19/03/2018 17:54:00
por Lygia Lima
Foto por: Lygia Lima - Assessoria Unemat

A reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso, professora Ana Maria Di Renzo, assinou nesta segunda-feira (19) em Vila Bela da Santíssima Trindade, o protocolo de intenção para a realização de pesquisas sobre uma planta invasora a “Taboa Junco” que vem prejudicando o abastecimento de água da cidade boliviana de San Ignacio de Velasco e já é encontrada também no Pantanal. O protocolo de intenção foi assinado entre a Unemat e a Prefeitura de San Ignacio com o aval do govenador Pedro Taques.

O prefeito da cidade boliviana, Moises Salses Lozano, explicou que a parceria da Unemat nos estudos sobre essa planta invasora são fundamentais para garantir o abastecimento de água para os cerca de 70 mil habitantes de San Ignacio. “Essa cooperação com a Unemat conta também com o apoio de universidades bolivianas”, afirmou.  

A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, lembrou que esse é um problema bilateral, uma vez que os pesquisadores da universidade já encontraram essa planta invasora no Pantanal. “Essa é uma espécie exótica que vem comprometendo o abastecimento de água de San Ignacio uma vez que vem avançando de forma significativa, e esse problema também pode comprometer o nosso Pantanal, porque essa planta já é encontrada aqui também”, disse.

Para dar andamento as pesquisas a Unemat que devem custar em torno de R$ 1 milhão, a instituição vai captar recursos com organizações estrangeiras e também junto a fundações de apoio.

A assessora de Relações Externas e Internacionais da Unemat, Áurea Ignácio, explicou que esse protocolo de intenção é a primeira ação concreta fruto de um acordo internacional firmado entre a Unemat e instituições bolivianas em outubro de 2017 visando a preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e recuperação de capacidade de abastecimento da represa Guapomó, em San Ignacio de Velasco (Bolívia).

O protocolo de intenções entre a Unemat e a prefeitura de San Ignacio de Velasco foi assinado durante a transferência da capital mato-grossense para Vila Bela da Santíssima Trindade por ocasião das comemorações dos 266 anos da primeira capital do Estado, ocasião em que estavam presentes diversos deputados estaduais e autoridades civis.

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24696 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada