A Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat promove o VII Encontro de Jovens Pesquisadores do Projeto de Licenciaturas Plenas Parceladas. O evento que está sendo realizado no município de Comodoro marca o encerramento das atividades dos cursos de Matemática, Pedagogia e Letras desenvolvidos pelo projeto na região.
Os cursos garantem a formação em nível superior de professores em serviço dos municípios de Nova Lacerda, Campos de Júlio, Aripuanã, Rondolândia e Comodoro sendo possibilitados por meio de convênios estabelecidos entre a Unemat e as prefeituras municipais destas localidades.
Com o objetivo de socializar o resultado de estudos e pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos durante a graduação, o evento realizado desde a última quarta-feira (30.03) reúne alunos, autoridades acadêmicas, parceiros do projeto e comunidade. As atividades possibilitadas pela integração entre a Universidade, escolas e comunidades resultaram numa média de 130 trabalhos que estão sendo apresentados por meio de painéis e comunicações orais.
Segundo a coordenadora administrativa do projeto, professora Sandra Raquel Cabral, os cursos desenvolvidos pela Universidade nas modalidades diferenciadas de ensino foram estruturados para atender as necessidades educacionais do interior do estado, revelando o compromisso de inclusão assumido pela Universidade e foram construídos com a luta e dedicação de alunos e professores.
Ela lembrou os resultados obtidos pelo Projeto Parceladas durante os 13 anos de existência revelando a dinâmica da atuação. “Este projeto não é estático, ele vive em transformação” afirma.
Parcerias
Para a estruturação do projeto as parcerias, em particular, com as prefeituras municipais são imprescindíveis. Está foi a avaliação do coordenador do Campus de Pontes e Lacerda- unidade a qual o Núcleo Pedagógico de Comodoro está vinculado- professor Heitor Marcos Kirshi. Segundo ele, cada etapa concluída do projeto aponta novos indicativos de estreitamento nas relações de parcerias ampliando a possibilidade de oferta de educação superior às comunidades desassistidas.
Os gestores municipais da região indicaram satisfação com o êxito do projeto manifestando o interesse de continuidade das ações em conjunto com a Unemat. A exemplo do prefeito de Comodoro, Alair Bal Moraes que reafirmou durante o encontro o compromisso com a Unemat e a disponibilidade do município em participar na abertura para novos projetos.
Colação de Grau
O encerramento do encontro será marcado pela cerimônia de colação de grau dos formandos. A solenidade presidida pelo reitor da Unemat, Taisir Karim será realizada amanhã (02.03) no Centro Comunitário Pedro Zambam.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24852 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária