O governador Pedro Taques se reuniu nesta sexta-feira (02) com os gestores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) durante sua visita a 12ª Caravana da Transformação que acontece na Cidade Universitária da Unemat em Cáceres. Na pauta do encontro, foram apresentadas ao governador as necessidades emergenciais da Universidade que atende 23 mil alunos em Mato Grosso. A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, destacou que entende o momento de crise pelo qual o governo passa, mas destacou que a Unemat é patrimônio do povo mato-grossense e uma instituição que transforma vidas.
A reitora ressaltou que entre as prioridades da instituição está o cumprimento do artigo nº 246 que assegura neste ano, 2,5% das receitas correntes líquidas do estado para a universidade. “Se tivermos o nosso orçamento e os repasses constitucionais assegurados, temos como manter o cronograma de ações e atendimentos planejamento para a Universidade”, disse.
O governador Pedro Taques afirmou que acredita na universidade pública. “Me chamam de besta, mas eu não vou acabar com a Unemat”, disse no encontro com diretores político-pedagógico e financeiro e diretores administrativos dos câmpus, pró-reitores, servidores e acadêmicos. Ele também ressaltou que respeita a autonomia da Unemat e as decisões dos Conselhos da Universidade. “Mato Grosso precisa de ensino superior, e a Unemat não é minha, mas é do povo de Mato Grosso”.
Entre as necessidades apontadas pelos gestores da Unemat estão o desbloqueio de investimentos; repasse regular do custeio; alteração da lei nº 30 para inclusão dos câmpus de Diamantino e Nova Mutum, bem como a criação dos cargos e funções exigidos por lei. Também foram elencadas a necessidade de agilidade no pagamento dos restos a pagar de 2017, bem como a aquisição da área experimental do câmpus de Tangará da Serra e a autorização de realização de concurso público para servidores técnico-administrativo, entre outros. Foi salientado pela direção do Câmpus de Cáceres que o espaço oferecido para a Caravana da Transformação seja entregue nas mesmas condições que se encontravam, ao que se comprometeu o governador e sua equipe.
O governador Pedro Taques relembrou que no início da sua gestão havia feito o compromisso de investir cerca de R$ 70 milhões na infraestrutura na Unemat. “Pelas minhas contas esse montante já beira os R$ 80 milhões, mas eu não tenho condições de cumprir esse orçamento dada a situação de crise que estamos passando, no entanto farei uma escala de prioridades para podermos ir atendendo aos poucos”, afirmou.
A reitora da Unemat lembrou que a instituição é parceira do Estado e é responsável por transformar diversas vidas e cidades em Mato Grosso com suas ações de ensino, pesquisa e extensão. “Nesse sentido é fundamental que nós possamos ter um cronograma de repasses e desta forma nos organizarmos para que a sociedade que nós atendemos não seja prejudicada. Nós continuaremos buscando o diálogo para encontrar soluções e superar esse momento difícil sem penalizarmos nossos fornecedores, e ainda assegurarmos as condições de ensino, pesquisa, extensão e gestão”, disse Ana Di Renzo.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24861 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária