A Prefeitura Municipal de Cáceres e a Universidade do Estado de Mato Grosso deram inicio a fase de apresentação do diagnóstico técnico do município para a população a fim de ouvir sugestões que venham a subsidiar a construção coletiva do Plano Diretor do município. A primeira audiência pública foi realizada na noite desta quinta-feira (07) no Centro Cultural.
A elaboração do Plano Diretor de Cáceres é um dos quatro grandes eixos do convênio firmado entre a Prefeitura de Cáceres e a Unemat intermediado pela Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe). Além desse projeto, os outros são: Plano de Mobilidade Urbana, Cadastro Multifinalitário e Reestruturação Fiscal e Tributária.
O professor da Unemat, doutor em urbanismo, João Sanches, que coordena o trabalho do Plano Diretor explicou que serão realizadas diversas audiências públicas em pontos distintos do município e também serão realizadas oficinas em algumas escolas do município a fim de que a população conheça a realidade e a partir disso possa opinar e dizer como deseja ver a cidade daqui alguns anos.
Ele explicou que o município de Cáceres tem um Plano Diretor que ainda está vigente, mas reconheceu a necessidade de atualização visto que o diagnóstico técnico que embasou a atual legislação já tem 10 anos. “A cidade mudou muito nos últimos anos, o clima, a umidade e os ventos, por exemplo, sofreram alterações. Temos que estar atentos a diversos fatores e entender o que é o Plano Diretor para planejarmos a cidade que queremos”, explicou.
A secretária de Planejamento do município, Nelci Long, agradeceu a parceria da Unemat e da Faespe com a Prefeitura e destacou a importância de se fazer esse planejamento de forma responsável e compromissada para garantir que Cáceres possa ser pensada e planejada para mais 25 anos. “Nosso desejo é que até 2020 tenhamos um planejamento construído de forma coletiva que dê conta das necessidades do município para os próximos 25 anos”, disse.
A vice-prefeita Eliene Liberato destacou a importância da participação popular nesse projeto que visa um planejamento da cidade. Ela também agradeceu a Unemat por aceitar o desafio. Ela lembrou que a Unemat vem cumprindo à risca todo o cronograma estabelecido. Já o diretor da Faespe, o servidor da Unemat, Valter Gustavo Danzer, lembrou que esse convênio entre a Unemat e a Prefeitura é pioneiro no país e vem trazendo frutos positivos tanto para os munícipes como para a comunidade acadêmica. “Temos diversos professores, servidores e acadêmicos que estão desenvolvimento pesquisa e atividades nesse convênio. E o papel da Fundação de Apoio é justamente esse apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão”, disse.
Entre os participantes da audiência pública, o engenheiro e inspetor do CREA, Adilson Reis, ressaltou a qualidade do diagnóstico técnico apresentado pela Universidade e lembrou o quanto é fundamental a participação popular nessa construção. O professor universitário e jurista Expedito Figueiredo lembrou que é necessário cuidar do arcabouço jurídico. Os professores da Unemat explicaram que após o Plano Diretor ser construído serão iniciados os processos para elaboração das diferentes leis que darão sustentação ao planejamento da cidade.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24819 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária