Acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do câmpus de Colíder, pelo Programa Parceladas, realizaram diversos experimentos práticos de química que podem ser reproduzidos em sala de aula com alunos. As atividades práticas foram desenvolvidas durante a disciplina de Química Aplicada ministrada pelo professor José Almir de Almeida Sales e desenvolvidas pela parceria entre a universidade e a Escola Municipal Fábio Ribeiro da Cruz.
O professor que é doutor em química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mora em João Pessoa – PB e veio a Mato Grosso ministrar aulas nos cursos da Unemat oferecidos no Programa Parceladas em Colíder, Matupá e Marcelândia. José Sales, explica que “conciliar a teoria com a prática é um dos grandes desafios que os professores do ensino médio enfrentam no ensino de ciências, e que por esse motivo decidiu realizar no laboratório diversas aulas práticas a fim de que os alunos pudessem simular fenômenos químicos que podem ser utilizados futuramente na sua carreira de docente.
“Os trabalhos realizados pelos acadêmicos mostraram que nem sempre é necessário o uso de materiais e reagentes caros, ou seja, as atividades foram realizadas com materiais de baixo custo e de fácil aquisição. Os experimentos foram um meio de facilitar o ensino-aprendizagem dentro do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)”, afirmou o professor que considera a oportunidade de ministrar as aulas no Programa Parceladas um desafio enriquecedor para o desenvolvimento profissional docente.
Entre as experiências desenvolvidas estão:
Tratamento de água: filtração – materiais utilizados: garrafas PET, areia fina, areia grossa, seixos, carvão ativado, amostra de água do lago municipal.
Reação de decomposição da água - materiais utilizados: pilha de 9 volts, copo de vidro, grafite de lápis de carpinteiro, fios de cobre, prendedores tipo jacaré, sulfato de sódio sólido, água de condensador de ar (ar condicionado).
Determinação de pH utilizando indicadores ácido-base naturais - materiais utilizados: pétalas de rosa vermelha, folhas de repolho roxo, vinagre, álcool, água destilada (de ar condicionado).
Soprando na água de cal: uma reação ácido-base - materiais utilizados: hidróxido de cálcio (cal de pintura), canudo de refrigerante, tubo de ensaio, indicadores de pH fenolftaleína.
Decomposição da água oxigenada - materiais utilizados: água oxigenada 10 volumes, batata inglesa, fígado de boi.
Reação nas nuvens: simulando a chuva ácida – materiais utilizados: Tampinha metálica de garrafa, béquer grande ou copo de vidro, pétala de rosa, fita de pH, enxofre, lamparina, solução de hidróxido de sódio, indicador fenolftaleína.
Reatividade de metais - materiais utilizados: prego de ferro, limalhas de magnésio, cobre e zinco, solução de ácido clorídrico e copo de vidro.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24809 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária