Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat apresenta primeiro estudo sobre conservação de morcegos no Cerrado
ECOLOGIA & CONSERVAÇÃO
Unemat apresenta primeiro estudo sobre conservação de morcegos no Cerrado
30/11/2017 08:40:45
por Nataniel Zanferrari

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) apresentou o primeiro estudo sistemático e orientado para a conservação da diversidade de espécies de morcegos da savana brasileira, o Cerrado.

O estudo é fruto da pesquisa de mestrado de Daiana Cardoso Silva pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPG-EC) da Unemat em Nova Xavantina. A pesquisa foi orientada pelos professores Karina de Cassia Faria e Joaquim Manoel da Silva e coorientado pelo professor Thiago Bernardi Vieira, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O estudo também gerou o artigo ‘Biogeografia e área prioritárias para a conservação de morcegos no Cerrado Brasileiro’, que foi publicado na revista Biodiversity and Conservation (em inglês, Biodiversidade e Conservação) da editora germano-britânica Springer Nature. A revista possui Classificação Qualis A1 na área Biodiversidade pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O estudo realizado pela Unemat mostra que a diversidade de espécies da ordem Chiroptera, popularmente conhecidas como morcegos, coincide com as áreas com cobertura vegetal mais extensa, porém estas são áreas que estão sendo ameaçadas pelo ‘Arco do Desmatamento’ e pelas fronteiras agrícolas entre os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, região popularmente conhecida como Mapitoba ou Matopiba. Como consequência, as áreas prioritárias para a conservação também coincidem com esta região.

Os resultados da pesquisa também mostram que várias espécies raras não estão sendo protegidas nas unidades locais de conservação. Diante disso, a expectativa é de que estas considerações sobre áreas prioritárias forneçam diretrizes importantes para o processo de tomadas de decisão, com o objetivo principal de minimizar os efeitos negativos dos impactos causados por humanos na biodiversidade do Cerrado.

O artigo sobre a pesquisa pode ser acessado aqui.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24699 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada