Nesta terça-feira, 22 de março- Dia Mundial das Águas, a Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat apresentou em Cuiabá, durante o VI Seminário de Recursos Hídricos de Mato Grosso, os trabalhos desenvolvidos no âmbito da pesquisa ensino e extensão em prol da conservação dos recursos hídricos.
O programa ABC - Água, Biodiversidade e Cultura desenvolvido pela Instituição foi um dos focos das discussões dirigidas pela pró-reitora de Extensão e Cultura da Unemat, Solange Ikeda durante apresentação no seminário.
A pró-reitora apresentou a experiência vivenciada pela Universidade junto ao programa que desenvolve entre outras ações o Festival Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso. Uma atividade de fomento a políticas públicas de conservação dos recursos hídricos do estado que teve início em 2003 com a realização do Festival “Águas do Pantanal”, em Cáceres. O evento teve continuidade em agosto do ano passado com a realização do “Águas do Araguaia”, em Luciara (1200 km de Cuiabá) que reuniu organismos governamentais, não-governamentais e população para refletir sobre as questões da água, cultura e vida no Araguaia.
Para este ano, a Universidade programa a 3ª edição do festival voltado para “Águas do Amazônia” que será realizado entre os dias 09 e 11 de junho no município de Alta Floresta, localizado no extremo norte do estado. Segundo Ikeda, o Festival promove um diálogo interinstitucional sobre a questão da água e sua relação com a vida, buscando junto às comunidades a identificação dos problemas e apontamentos de soluções. “Esse foi o nosso propósito ao pensarmos no programa maior, o ABC, e no Festival das Águas como uma ação de extensão que não se limita a uma atividade pontual que culmina num festival, mas num processo que dá continuidade a um diálogo em cada uma das bacias, com a sociedade, com os povos daquela região, índios, assentados e ribeirinhos.”, elenca.
Entre as entidades parceiras da Unemat na promoção do evento está o Ministério do Meio Ambiente por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, o Gestar- Portal da Amazônia, a Prefeitura de Alta Floresta, Instituto Centro de Vida (ICV), O Fórum Matogrossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), Grupo de Trabalho da Amazônia (GTA), Associação Alta Florestense de Teatro, Fórum de Lutas e Entidades de Cáceres (FLEC), Fundação Ecológica Cristalino, Sociedade Formigas, Instituto Ouro Verde e Instituto Floresta, além de outros organismos do âmbito governamental e não governamental.
Seminário
O VI Seminário de Recursos Hídricos de Mato Grosso, “Água: seus usos e sustentabilidade” foi realizado pelo Governo do Estado por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema). O evento reuniu pesquisadores e estudiosos em atividades de apresentação de trabalhos técnicos e científicos, sobre questões relacionadas à água, além de promover palestras e mesas redondas sobre a gestão de recursos hídricos, abrindo espaços para socialização de experiências desenvolvidas por instituições no estado.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24799 | Impressões: 158400 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária