Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Uma mostra da 8ª Jornada Científica
SABERES
Uma mostra da 8ª Jornada Científica
30/10/2017 16:51:51
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira

A 8ª Jornada Científica da Unemat foi considerada um sucesso em todos os aspectos. Sucesso de público, participação, logística e "A matemática está em tudo".  Mais de 26 mil visitantes passaram pela Arena Pantanal, em Cuiabá, entre os dias 24 e 26 de outubro, 1200 alunos e professores inscritos na Jornada, 782 trabalhos apresentados, mais de 650 acadêmicos alojados no Ginásio Aecim Tocantins, mais de 6.500 refeições servidas e 16 ônibus foram utilizados para transporte de acadêmicos.

A reitora da Unemat, aprovou a experiência de realizar a Jornada Científica fora de suas dependências e em conjunto com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) que promoveu a 14ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. "A ideia de trazer a Jornada para Cuiabá foi a de transformar a Unemat em uma grande vitrine para estudantes, futuros acadêmicos e para o estado de Mato Grosso. A Jornada Científica nesta vitrine possibilita a população conhecer a produção de saberes da Instituição."

A Unemat foi para a Arena com o XI Congresso  Interno de Iniciação Científica (Conic), VII Seminário de Extensão (Semex), o V Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), III Seminário do  Programa de Formação de Células Cooperativas (Focco) eI Seminário de Pós-graduação (Sepos), estandes, palestras e muito conhecimento.

O estande Unemat foi dividido em duas áreas: Geotecnologia e Tecnologia de Alimentos e de Produção. Os laboratórios de Análise de Imagens Digitais (Laid) do câmpus de Sinop e de Geopaisagem do câmpus de Alta Floresta trouxeram para a Jornada o que há de mais novo na área de Geotecnologia. Os cursos de Engenharia de Produção Agroindustrial e de Alimentos também marcaram presença no estande.

No estande MT Horticultura o programa homônimo de extensão, do câmpus de Tangará da Serra, atraiu muitos visitantes com a exposição de flores nativas de Mato Grosso, mudas clonadas (micropropagadas) de fruteiras, e microscópios que mostravam fungos e doenças que atacam plantas.

Os projetos de startups desenvolvidos na Maratona Células Empreendedoras Unemat não ficaram de fora e também foram para a Jornada com algumas novidades.  O LifeSpan, que propõe soluções para a má alimentação; o Biko Universitário, plataforma digital que ajuda estudantes a encontrarem empregos temporários; o Viabiliza,  proposta de automação e gerenciamento da água na linha de produção de frigoríficos e indústrias e o Direct Agro, startup que propõe agilidade de vendas no agronegócio marcaram presença.

Para quem pensa que acabou, ainda estavam presentes estandes convidados. O do consulado de Bolivia en Mato Grosso com a Universidad de Aquino Bolivia (Udabol), o da embaixada dos Estados Unidos, por meio do escritório Education USA em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e o da embaixada do Canadá com o Edu Canadá, todos com a proposta de ensinar “o caminho das pedras” para quem não sabe nem por onde começar quando o assunto é estudar no exterior.

E ainda teve mais. O Pibid foi para a Jornada com uma mostra toda especial. O Programa levou para a Jornada trabalhos que desenvolvem em suas práticas diárias. Acadêmicos de licenciatura bolsistas de Iniciação a Docência da Unemat e professores supervisores da educação básica, ambos das áreas de Matemática, Geografia, Letras e Biologia demonstraram nesta exposição o quanto o aprendizado pode ser lúdico com materiais didáticos e experimentos desenvolvidos no Pibid que são utilizados no processo de ensino/aprendizagem nas escolas parceiras do programa.

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24701 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada