Mato Grosso, Ter�a-Feira, 02 de Julho de 2024     
Novo Portal
Unemat firma acordo com instituições da Bolívia para pesquisas multidisciplinares
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Unemat firma acordo com instituições da Bolívia para pesquisas multidisciplinares
23/10/2017 11:20:09
por Danielle Tavares
Foto por: Prof. Samuel Laudelino

Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Autônoma Gabriel René Moreno e prefeitura de San Ignacio de Velasco firmam acordo de cooperação visando a preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e recuperação de capacidade de abastecimento da represa Guapomó, em San Ignacio de Velasco (Bolívia). A assinatura do termo de cooperação interinstitucional ocorreu no último sábado (21.10), naquele município do país vizinho.

Com mais de 70 mil habitantes e mil quilômetros de fronteira com o Brasil, San Ignacio de Velasco enfrenta problemas com secas. A represa de Guapomó, responsável pelo abastecimento da cidade, está tomada uma planta exótica conhecida como taboa junco, que já avançou mais 30% dos 260 hectares.

O acordo de cooperação contempla ações interdisciplinares para manejo de espécies da flora local, assim como coleta de dados socioeconômicos de sua área de influência. Os resultados poderão ser estendidos. O professor Samuel Laudelino Silva, que coordena projetos e programas em Agroecologia e Química, salientou a importância da parceria internacional. “Vai possibilitar o desenvolvimento de novas tecnologias, intercâmbio de pesquisas na graduação e pós-graduação”.

A reitora da Unemat, Ana Di Renzo, ressaltou a importância das pesquisas multidisciplinares, realizadas pelas duas universidades, para resposta aos desafios ambientais. “O problema que afeta o país vizinho é também uma preocupação para o Pantanal brasileiro. Sabendo que essa planta não é nativa e está aqui do nosso lado, faz com que sejamos parte interessada", afirmou.

Também participaram do encontro o pró-reitor de Extensão e Cultura, Anderson Amaral, a Assessora de Relações Externas e Internacionais, Áurea Ignácio, o diretor Político-pedagógico e Financeiro do câmpus de Cáceres, Antônio Malheiros, os professores pesquisadores Samuel Laudelino e Maria Aparecida Pierangeli. A cooperação foi assinada com o Governo Autônomo Municipal de San Ignacio de Velasco, Faculdade de Ciências Agrícolas da Universidade Autônoma Gabriel Rene Moreno (UAGRM), Serviços de Bacia do Governo de Santa Cruz (Searpi), Fundação Saúde, Vida e Ação Social (Savia), Fundação para Conservação da Floresta Seca de Chiquitano (FCBC) e Cooperativa de Água Potável e Saneamento Básico (Coosiv).

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24705 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada